18.01.2018Painel do grafiteiro Ferge homenageia artista Ida Hannemann

Em um painel de 9 metros de comprimento por 2,5 metros de altura, o artista Ferge Grafitti retratou elementos ícones de cidade de Curitiba, como a gralha azul, o pinheiro, uma litorina e uma parte do viaduto do Capanema. O trabalho em grafite está instalado no salão de refeições do Restaurante Popular do Capanema, inaugurado hoje pelo prefeito Rafael Greca.
A obra “Cores Curitibanas” é uma homenagem à artista Ida Hannemann de Campos, autora do painel “Gralha-Azul”, obra produzida em 1996, que está localizada na praça em frente ao Asilo São Vicente de Paula, no bairro Cabral. O painel em azulejo apresenta pinheiros, pinhões, vistas da Serra do Mar e, gralhas-azuis e serviu de inspiração ao grafiteiro.

“É um privilégio poder fazer uma homenagem para a Ida Hannemann por meio do grafite. Eu não a conhecia pessoalmente e estou muito feliz em conhecê-la, ela foi uma referência para o meu trabalho. Os traços dela sempre me interessaram. Como o meu trabalho é uma homenagem ao dela, o meu painel tem o nome “Cores Curitibanas”, pois leva um pouco das cores dela e um pouco dessa parte da alegria curitibana que temos”, explica Ferge.

A artista plástica curitibana Ida Hannemann de Campos, no início dos anos 1940 teve aulas com o pintor Guido Viaro, e ainda em atividade, acumula mais de 70 anos de trabalho em diversas expressões como desenhos, aquarelas, cerâmicas, gravuras, pinturas, tapeçarias e poesias.

Já o grafiteiro Ferge soma uma carreira de 20 anos e tem suas obras espalhadas pela cidade como um registro na trincheira do Bairro Novo e uma obra no muro do condomínio Parque Iguaçu, da COHAB, que totaliza 22 mil metros quadrados que retratam as características de Curitiba.

Ontem, na véspera da inauguração do espaço, o prefeito comparou a obra dos dois artistas. “Há quase cem anos de diferença entre eles, mas uma proximidade muito grande na arte e na sensibilidade”, afirmou.
O artista revelou que o seu interesse pela arte surgiu por volta dos oito anos de idade e que a oportunidade para pintar começou no muro da sua casa. “Não tinha curso para eu fazer, então eu comecei a desenhar com tinta guache no muro de casa”, conta Ferge.

O painel de Ferge foi produzido com 12 horas de trabalho. Para compor a obra foram necessárias cerca de 60 latas de tintas spray. De acordo com o artista, o painel ganhou cobertura em verniz para ter sua durabilidade aumentada para um período de até 15 anos.

O novo Restaurante Popular do Capanema é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) e a produção do painel “Cores Curitibanas” teve o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.