25.11.2015Osvaldo Colarusso e Camerata Antiqua de Curitiba apresentam Mozart

“Mozart em Dó Maior” é o título do concerto que a Camerata Antiqua de Curitiba preparou para este fim de semana, sob a regência do maestro paulista Osvaldo Colarusso, também responsável pelos comentários do programa. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta (27) e 18h30 de sábado (28).

O programa leva este nome, pois as três obras são escritas na tonalidade de Dó Maior e foram compostas em Salzburg, antes da mudança definitiva de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) para Viena, que ocorreu em 1781. Osvaldo Colarusso explica que a Missa em Dó maior IK 317 “Missa da coroação” (1779), obra que dá nome ao concerto, foi a única Missa que Mozart concluiu e será executada em Curitiba pela primeira vez.
Outras duas obras previstas no Programa são Vesperae Solennes de Confessore IK 339 (1780) e Sinfonia Nº 28 em Dó maior IK 200 (1774). São obras sacras que segundo o maestro são difíceis de executar, “neste programa as obras são extremamente difíceis tecnicamente, especialmente nos movimentos e a orquestra está tocando muito bem”, elogia Colarusso.

O maestro – Nascido em 1958, em São Paulo (SP), Osvaldo Colarusso está radicado em Curitiba. Estudou trompa com Enzo Pedini e regência com Eleazar de Carvalho, além de desenvolver estudos de composição com Michel Philippot, no Brasil e na França, tendo se aperfeiçoado em regência de orquestra com o maestro russo Genady Roshdestvensky, na Accademia Chigiana di Siena (Itália). Entre 1980 e 1985, foi maestro do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e premiado duas vezes pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

De 1985 a 1998, respondeu pelo comando da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a qual realizou mais de 250 concertos, óperas e balés, além de gravar um disco com obras de Heitor Villa-Lobos. Desde 1980, tem atuado frente às principais orquestras nacionais como maestro convidado, acumulando a regência de mais de 500 concertos com importantes solistas, entre eles Mikhail Rudi, Nelson Freire, Vadim Rudenko, Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Gilberto Tinetti, Marco Antonio de Almeida, Dang Thai Son, David Garret e Miha Pogagnick.

Participando dos mais destacados festivais de música do Brasil, entre eles o de Campos do Jordão, Curso de Verão de Brasília e Festival de Música de Londrina, do qual foi diretor artístico, o maestro possui um repertório extremamente vasto, com destaque para os grandes clássicos do século XX. Colarusso também desenvolve atividades como produtor e apresentador de programas de música clássica na Emissora Estadual do Paraná, além de manter uma classe de Harmonia e Análise.

Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba apresenta ‘Mozart em Dó Maior”
Regente Osvaldo Colarusso, também responsável pelos comentários do programa.
Datas e horários: sexta-feira (27), às 20h; sábado (28), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). www.ingressorapido.com.br