06.10.2011Orquestra Suzuki faz concerto especial para as crianças

O programa “Criança na Plateia”, que a Fundação Cultural de Curitiba promove no mês de outubro, tem como atração neste fim de semana (8 e 9) as apresentações da Orquestra Suzuki. As sessões das 15h são dirigidas a crianças atendidas por projetos sociais da Prefeitura e que poucas vezes têm acesso a esse tipo de programação. A sessão de domingo (9), às 17h, é aberta ao público em geral e o ingresso é um brinquedo novo ou um livro de literatura infantil.

A Orquestra Suzuki, formada por pequenos e jovens instrumentistas, alunos de violino, viola e violoncelo da Associação da Educação do Talento Musical do Paraná, executa o “Concerto crianças para crianças”. O grupo vem se apresentando com sucesso em espaços culturais da cidade, levando um repertório de músicas de vários estilos.

Os jovens instrumentistas tiveram a sua formação musical pelo método Suzuki, conhecido em todo o mundo por ensinar violino para crianças pequenas de uma maneira natural. Seu criador, o professor japonês Shinichi Suzuki, acreditava que o aprendizado de um instrumento musical deve começar o mais cedo possível, para que as crianças aprendam música assim como aprendem a língua materna.

Implantado no Paraná pela violinista e professora Hildegard Soboll Martins, o método agora tem continuidade com as violinistas Simone e Vanessa Savytzky, bem como com os demais professores da Associação. Recitais, concertos, cursos e também apresentações didáticas em escolas, hospitais e empresas foram realizados em Curitiba e outras cidades do Paraná, em Santa Catarina e São Paulo. O grupo participou da XII Convenção Mundial do Método Suzuki em Dublin, Irlanda, onde foi eleito o melhor grupo de música de câmera.

“Concerto crianças para crianças”, com a Orquestra Suzuki

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Apresentação aberta ao público:

Dia 9 de outubro de 2011 (domingo), às 17h

Ingresso: um brinquedo novo ou um livro de literatura infanto-juvenil

Apresentações dirigidas às crianças atendidas pela Fundação de Assistência Social (FAS), pelo programa Comunidade Escola e pelos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba:

Dias 8 e 9 de outubro de 2011 (sábado e domingo), às 15h