21.10.2010 Orquestra Suzuki apresenta o concerto “Crianças para Crianças”

“Crianças para Crianças” é um concerto em homenagem ao mês da criança, apresentado pelos pequenos e jovens instrumentistas da Orquestra Suzuki, formada por alunos de violino, viola e violoncelo e professores da Associação da Educação do Talento Musical do Paraná. O repertório é bem variado, com música brasileira, como “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, canções do folclore brasileiro e de outros países, e de compositores clássicos.

A Associação da Educação do Talento Musical do Paraná teve início com a violinista e professora Hildegard Soboll Martins, que em 1978 foi a pioneira do método Suzuki no Paraná. Hoje a Associação apresenta um quadro de professores qualificados e tem como diretora artística a violinista Simone Ritzmann Savytzky. Pelo método Suzuki, os alunos podem iniciar o aprendizado do instrumento desde tenra idade. A partir de então desenvolvem não só a parte técnica e musical, mas também o convívio social.

A AETMP tem uma dinâmica diferente das escolas de música tradicionais. Sem sede própria, os alunos recebem aulas individuais nas residências dos professores, porém nas atividades em conjunto, como ensaios e concertos, realizados em espaços diversos, há um maior entrosamento que traz grande benefício e desenvolvimento. As viagens são sempre um ponto alto, assim como piqueniques e outras programações.

Recitais, concertos, cursos e também apresentações didáticas em escolas, hospitais e empresas foram realizados ao longo dos anos em Curitiba e outras cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, além da participação na XII Convenção Mundial do Método Suzuki em Dublin, Irlanda, onde foi eleita como melhor grupo de música de câmara.

Serviço:

Concerto “Crianças para Crianças”

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Data: 24 de outubro de 2010 (domingo), às 17h

Ingressos: um brinquedo, um gibi ou um livro infantil, que serão doados para as crianças do Hospital Pequeno Príncipe e Erasto Gaertner.

Fonte: Associação da Educação do Talento Musical do Paraná