15.01.2011Orquestra do Algarve é atração deste sábado na Oficina de Música

A Orquestra do Algarve, um dos grupos internacionais que participam da 29ª Oficina de Música de Curitiba, é a atração da programação deste sábado (15). A orquestra portuguesa, formada por músicos de várias nacionalidades, apresenta-se sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira no Canal da Música, às 20h30. Além deste concerto, vale a pena conferir também a apresentação do pianista polonês Piotr Zukowski, às 16h, na Capela Santa Maria, e dos grupos coordenados pelos professores João Luís Areias e Leo Gandelman - o Coral de Metais e o Saxofone Ensemble, às 19h, no Sesc da Esquina.

Todos os músicos da Orquestra do Algarve são selecionados em concurso público internacional, reunindo cerca de 17 nacionalidades diferentes. Osvaldo Ferreira, que é diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba, é o regente titular desta orquestra, que tem se apresentado por toda a Europa, onde é reconhecida pela sua qualidade artística. No concerto deste sábado, o conjunto apresentará o Divertimento nº 1 de Joly Braga-Santos (1924-1988), "Contrabajeando para Contrabaixo solo e Orquestra", de Astor Piazzolla, e a Sinfonia nº2 em Ré Maior, de Beethoven. O solista na obra de Piazzolla será o contrabaixista americano Jeff Bradetich, considerado um dos maiores artistas e professores de contrabaixo dos Estados Unidos na atualidade e professor na Oficina de Curitiba.

Outra atração do fim de semana é o recital do pianista Piotr Zukowski, que terá oportunidade de mostrar o seu virtuosismo na execução de composições de Beethoven, Chopin, Liszt e Ravel. Um dos pianistas mais premiados do seu país e destaque nas principais competições internacionais do instrumento, Zukowski veio para Curitiba com apoio cultural do Consulado Geral da Polônia.

29 ª Oficina de Música de Curitiba

Concertos de sábado - 15 de janeiro de 2011

Às 16h - Capela Santa Maria - recital de Piotr Zukowski

Às 19h - Sesc da Esquina - Coral de Metais e Saxofone Ensemble