27.06.2012Orquestra de Câmara é atração musical do fim de semana

A Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta neste fim de semana o concerto “Toada e Divertimento”, dentro da temporada 2012 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. Obras dos compositores Camargo Guarnieri (1907 – 1993), Dmitri Schostakovich (1906 – 1975) e Béla Bartók (1881 – 1945) integram o repertório conduzido pelo maestro paulista Ricardo Bologna, especialmente convidado para comandar esse espetáculo.

As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (29), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com entrada franca, e às 18h30 de sábado (30), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Também na Capela Santa Maria, o público tem a oportunidade de acompanhar o ensaio geral da orquestra, às 10h de quinta-feira (28), com ingresso gratuito.

De Camargo Guarnieri foi selecionada a peça “Toada à Moda Paulista nº 4”, uma composição que jamais foi publicada, apesar de ser executada periodicamente, como em Porto Alegre (RS), em novembro de 1940, e nos Estados Unidos, durante o festival de Música Brasileira pelo Alverno College, em 1970. O programa conta também com a “Sinfonia de Câmara Op. 110”, de Dmitri Schostakovich, que leva à plateia uma autobiografia musical. Para encerrar, execução da obra “Divertimento” de Bela Bartók, que aborda a música folclórica, criando novas estruturas.

O maestro – Nascido em São Paulo, Ricardo Bologna obteve o mestrado em 1995, no Conservatório de Música de Genebra (Suíça), junto com o “Prêmio de Virtuosidade”. Em 1997, terminou a especialização em Marimba, no Conservatório de Rotterdam (Holanda), no único curso voltado exclusivamente ao ensino desse instrumento. Como regente, estudou em Genebra, com o maestro Laurent Gay (99); no Rio de Janeiro, com o maestro Roberto Duarte (2000-01); e em São Paulo, com o maestro Ronaldo Bologna.

Em 1990, Ricardo Bologna fundou o Duo Contexto (de percussão), com o percussionista Eduardo Leandro. Com várias premiações, desde 1999 o duo vem realizando concertos na Europa, Estados Unidos e América Latina. Vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2002), Bologna fundou naquele mesmo ano o grupo Percorso Ensemble, do qual é regente e diretor artístico.

Bologna participou, em julho de 2010, do “Conductors Retreat at Medomak”, curso dedicado ao aperfeiçoamento de jovens regentes, ministrado pelo maestro e professor Kenneth Kiesler. Com intensa atividade como solista e camerista em concertos pelo Brasil e exterior, o músico atua também como percussionista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além de ser professor no Departamento de Música da ECA-USP e regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal.

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a regência do maestro paulista Ricardo Bologna, dentro da temporada 2012 de concertos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. O programa do concerto “Toada e Divertimento” reúne obras dos compositores Camargo Guarnieri (1907 – 1993), Dmitri Schostakovich (1906 – 1975) e Béla Bartók (1881 – 1945).

Datas, horários e locais:

- dia 28 de junho de 2012 (quinta-feira), às 10h, ensaio geral da orquestra na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com entrada franca;

- dia 29 de junho de 2012 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário), com entrada franca;

- dia 30 de junho de 2012 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).