17.05.2011Orquestra de Câmara de Curitiba toca Vivaldi

Algumas das mais importantes composições de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) para violino e orquestra estão no repertório que a Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical mantido pela Prefeitura Municipal, interpreta neste fim de semana. O concerto, intitulado “Vivaldi para violino”, tem como convidado o maestro e violinista Emmanuele Baldini e se completa com as participações dos instrumentistas Davi Sartori (cravo) e Silvana Scarinci (teorba e arquialaúde).

As apresentações, que acontecem às 20h de sexta-feira (20), na Paróquia São Pio X, e às 18h30 de sábado (21), na Capela Santa Maria, integram a temporada 2011 patrocinada pela Volvo. “A presença de músicos convidados é fator importante para o fortalecimento da carreira própria desenvolvida pela Orquestra de Câmara de Curitiba, parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba”, destaca o diretor artístico do grupo, o maestro Wagner Polistchuk. Segundo ele, a permanente atualização garante à orquestra o título de um dos principais conjuntos de câmara do país.

Neste concerto, a Orquestra de Câmara de Curitiba leva ao público as obras “O Prazer” (1725), “O Suspeito” (1742), “O Favorito” (1729), “O Grão-Mogol” (1742) e “Para a festa de São Lourenço” (1742), contemplando o virtuosismo de Vivaldi, compositor e músico italiano do estilo Barroco tardio.

Regente e solista – O convite ao maestro Emmanuele Baldini, que também atuará como violino solo, permite que a Orquestra de Câmara de Curitiba esteja sob a regência de um nome reconhecido internacionalmente. Nascido em Trieste, na Itália, e atualmente vivendo no Brasil – onde é primeiro violino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, desde 2005 –, Baldini tocou em importantes grupos musicais europeus. Sobre seu desempenho como violinista, o célebre maestro italiano Claudio Abbado escreveu: “Fiquei impressionado com sua qualidade musical e com tamanha habilidade técnica”.

Com formação pelo Conservatório de Genebra (Suíça) e especialização em Berlim (Alemanha), Baldini foi vencedor de diversos concursos internacionais e apresentou-se em recitais nas principais cidades europeias, além de realizar longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Austrália e Japão. Possui extensa discografia, destacando-se o CD Sonatas de Franck e Magnard, muito elogiado pela crítica especializada.

Como solista no repertório camerístico, dividiu o palco com Ricardo Castro, Silvia Chiesa, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Caio Pagano, Luca Ranieri, Maurizio Zanini e Lilya Zilberstein. Em 2009, Baldini apresentou o ciclo integral dos concertos para violino de Mozart, regendo e tocando ao mesmo tempo, em performance que lhe rendeu indicação ao prêmio Carlos Gomes de Música Erudita.

Participações – A Orquestra de Câmara de Curitiba também recebe, nesta ocasião, os instrumentistas Davi Sartori, no cravo, e Silvana Scarinci, na teorba e no arquialaúde. Pianista, arranjador e compositor, o paranaense Davi Sartori é um músico que transita por áreas e gêneros musicais diversificados. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, integra a Orquestra À Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba e atualmente dedica-se ao projeto “Variedades Contemporâneas”, que inclui um CD autoral.

Fundadora do grupo Anima Fortis, premiado pela associação norte-americana Early Music América, em 2002, Silvana Scarinci é professora do curso de graduação e pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná. Formada em violão clássico e alaúde, Silvana responde pela coordenação de importantes festivais nacionais de música antiga e apresenta-se regularmente, no Brasil e exterior. No concerto deste fim de semana, a instrumentista executará teorba e alaúde, instrumentos de cordas do período Barroco.

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba com o espetáculo “Vivaldi para violino”, tendo como convidado o maestro e violinista Emmanuele Baldini, além das participações dos instrumentistas Davi Sartori (cravo) e Silvana Scarinci (teorba e arquialaúde), dentro da temporada de concertos 2011 patrocinada pela Volvo.

Datas, horários, locais e ingressos:

dia 20 de maio de 2011 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia São Pio X (Rua Hermes Fontes, 1.073 – Batel), com entrada franca;

dia 21 de maio de 2011 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com ingressos a R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).