28.06.2018Orquestra de Câmara de Curitiba e pianista Cristian Budu abrem 2º Violin Festspiele Brazil

A Capela Santa Maria será palco da segunda edição do Violin Festspiele Brazil, um festival que busca reúne o que há de melhor no universo do violino, através de concertos, recitais, palestras, masterclass e concurso. Idealizado por Winston Ramalho, conceituado solista e spalla da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, o evento acontece de 30 de junho a 08 de julho, com a finalidade de aprimorar a técnica e parte artística de novos músicos.

A abertura do evento acontece nesse sábado (30/6), às 18h30, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e o premiado instrumentista, Cristian Budu. No Programa, obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Também está confirmada para esta edição a participação Rafael Altino – Brasil/Dinamarca, Álvaro Siviero e Rafael Cesário, solistas internacionais de alto desempenho, de modo a promover um intercâmbio de conhecimentos.

Cursos, palestras e masterclass
Os participantes do evento poderão ter acesso nessa edição aos cursos de violino (iniciante, intermediário e avançado), violino popular, viola, violoncelo, música de câmara e piano. Assim, com a diversidade de instrumentos orientados por profissionais renomados, será formada a Orquestra do Violin Festspiele BR, com regência do maestro Aldo Villani. As inscrições ainda estão abertas pelo site: www.violinfestspielebr.com

Concurso
Também será realizado o 1º Concurso de Violino Thomastik-Infeld Brazil, com apoio da marca de fabricação de cordas Thomastik-Infeld, e no júri, uma das maiores referências no ensino do violino: Elisa Fukuda. “Selecionamos os top 10 violinistas do Brasil, então o nível da seleção foi alto e esperamos resultados impecáveis nessas apresentações”, afirma Ramalho.

Festspiele
O festival teve a sua primeira edição em 2017, obtendo sucesso de público e, principalmente, de crítica. Com um programa intenso trouxe um novo conceito da música violinística, e, além de vivenciar técnicas de violino, os alunos tiveram a oportunidade de fazer aulas com cor-repetição de piano, master class seguido de prática de música de câmara.
O evento resgata a tradição de Curitiba como referência de música de cordas no país trazendo um renomado time de professores à cidade. “A proposta surgiu da minha vivência em instituições como Juilliard School e Universidade de Viena, onde a cultura da alta performance musical é constante”, comenta Winston.

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO
2º Violin Festspiele Brazil
Data: 30 junho a 08 de julho
Telefones: (41) 9.9576-3197 | (41) 9.9620-0842