22.04.2015 Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta sinfonia de Mozart

A Sinfonia Concertante em Mi bemol maior, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e a Serenata para cordas em Mi maior, de Antonin Dvorak (1841-1904), estão no programa do concerto que a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executa neste fim de semana, sob a direção musical do violinista e “spalla” do grupo, Winston Ramalho. Como solista convidado atua o paulista Alexandre Razera (viola), um dos mais respeitados instrumentistas brasileiros. As apresentações acontecem sexta-feira (24), às 20h, e sábado (25), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.

O espetáculo é o primeiro da orquestra nesta temporada de 2015, e conta ainda com palestra do compositor, violinista e regente William Hegenberg, professor nas áreas de regência, composição, harmonização e arranjo. Nesta conversa com a plateia, o palestrante leva aos espectadores mais informações sobre as obras, os compositores e o contexto histórico de suas produções.

O diretor musical Winston Ramalho, violinista curitibano que venceu vários concursos nacionais e internacionais, tendo sido aluno e assistente do consagrado professor e solista Tibor Varga, na Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (Áustria). Winston foi membro e violinista convidado de importantes orquestras brasileiras e estrangeiras, como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena e Orquestra de Câmara de Viena, além de ter atuado, durante 2011, como “spalla” ensaiador da Camerata Antiqua de Curitiba. Também participou como professor de violino em edições da Oficina de Música de Curitiba.

O solista, Alexandre Razera, acumula concertos, gravações e turnês ao lado de várias orquestras europeias. Além de desenvolver intensa atividade musical por todo o país, Europa e Japão, atua como primeiro violista convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e integra o trio de cordas francês Compass Trio, ao lado da violinista Sarah Nemtanu e do violoncelista Chistophe Morin.

A temporada de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba é patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, com obras de Mozart e Antonin Dvorak, sob a direção musical do violinista e “spalla” do grupo, Winston Ramalho. Solista convidado: Alexandre Razera.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Datas e horários: 24 e 25 de abril de 2015. Sexta-feira às 20h, e sábado às 18h30
Pré-concertos com palestra de William Hegenberg às 19h15, na sexta-feira, e 17h45, no sábado
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)