30.05.2016Orquestra de Câmara apresenta obras italianas no Festival Mia Cara Curitiba

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba se apresenta dentro da programação do festival Mia Cara Curitiba nesta sexta-feira e sábado  (dias 3 e 4 de junho). O Programa Passiata Barroca tem a regência e direção artística do Spalla, Winston Ramalho e participação dos solistas Alexandre Razera e Denis Castilho. O festival acontece até dia 12 de junho e celebra a cultura italiana na capital paranaense, numa iniciativa da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba.

O repertório é uma homenagem aos compositores do barroco italiano, apresentando três obras de Antônio Vivaldi (1678 – 1741). Destaque para uma das mais conhecidas do compositor: ‘Concerto para dois violoncelos em Sol menor, RV 531’. Apresentam ainda ‘Concerto para viola d´amore em La menor RV 397’ e ‘Concerto em Si menor RV 580 para quatro violinos, violoncelo e baixo contínuo’.

Outros compositores da época também estão no Programa, como Tomaso Antonio Vitali (1663 –1745) com a composição ‘Ciaccona em Sol menor para violino e orquestra de cordas’ e Giuseppe Tartini (1692 – 1770) com ‘O Trilo do diabo em Sol menor’. Por fim, a obra ‘Concerto para duas violas em Dó menor’ feita em 2012 por Federico Maria Sardelli (1963) faz o contrataste mostrando a música erudita contemporânea da Itália.

Regência
O diretor musical e regente do concerto Winston Ramalho é violinista curitibano. Vencedor de concursos nacionais e internacionais, foi aluno e assistente do consagrado professor e solista Tibor Varga, na Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (Áustria). Membro e violinista convidado de orquestras brasileiras e estrangeiras, como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena e Orquestra de Câmara de Viena, atuou durante 2011 como “spalla” ensaiador da Camerata Antiqua de Curitiba. Também participou como professor de violino em edições da Oficina de Música de Curitiba.

Pré-concerto

Serviço: ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA APRESENTA PASSIATA BARROCA PARA O MIA CARA CURITIBA
Regência: Winston Ramalho
Solistas: Alexandre Razera e Denis Castilho