29.09.2011Oficina Poesia no Muro encerra atividades em mais três regionais

A oficina Poesia no Muro, um dos projetos que integram o Circuito de Arte e Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, está encerrando as suas atividades nas regionais Boa Vista, Cajuru e Santa Felicidade. A ação cultural foi desenvolvida durante três meses nesses locais, com adolescentes entre 11 e 14 anos, vindos de escolas e programas sociais da Prefeitura. Os jovens receberam noções da arte do grafite e da poesia, realizaram exercícios de desenho, pintura, leitura de poemas e produção de textos até chegar à grafitagem de muros em suas comunidades.

“Muita coisa legal aconteceu neste últimos três meses: jovens lendo e escrevendo, discutindo e aprendendo novas técnicas para expressar suas ideias. Ele viram que podem aprender e conhecer o mundo que está muito além do que veem na televisão. Perceberam que na leitura podem construir um nova visão de mundo ede atuação na sociedade”, conta a arte-educadora Juliana Ferreira da Luz, que orienta a oficina.

A mesma oficina foi realizada em abril, maio e junho, nas regionais Portão, CIC e Matriz. Novas oficinas iniciam em outubro, em comunidades do Pinheirinho, Boqueirão e Bairro Novo. O projeto integra o Circuito de Arte e Cultura, que até novembro de 2012 prevê a realização de 108 oficinas artísticas em todas as regiões da cidade. Doze projetos foram selecionados por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura para integrar o circuito, que consiste em mais uma iniciativa da Fundação Cultural para descentralizar as ações culturais.