28.05.2017Oficina orienta como elaborar projetos para captação de recursos

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) realizou, neste fim de semana, a segunda Oficina de Formatação de Projetos Culturais, deste ano. Coordenada pelo analista cultural, Augusto Rando, a oficina é gratuita e acontece uma vez por mês,na Diretoria de Incentivo à Cultura, na sede da FCC. A Oficina é destinada às pessoas que querem apresentar projetos para captação de recursos através das leis de incentivo à cultura, no âmbito municipal, estadual ou federal. A ideia é destacar os pontos que são importantes num projeto e que precisam ser enaltecidos para chamar a atenção, explica o analista. “um projeto tem dois pontos principais, um deles é o foco. O que se quer com o projeto. O segundo é a montagem do projeto, o pensar do projeto, sob o olhar de quem vai avaliar. Quem avalia, percebe detalhes que quem está elaborando, muitas vezes não consegue ver”, diz Rando.
Outra dica do analista, que também é servidor da FCC, é ter clareza, objetividade e realidade. “Não dá pra inventar. O projeto não foi feito para um lugar surreal. Ele tem que ser real! A linguagem tem que ser clara e simples. A pessoa que avalia tem que entender o que está escrito, os jargões, uma expressão diferente, devem ser evitados e quando devem vir acompanhados de um significado, uma explicação”, orienta Rando.
Pensar o orçamento é outra sugestão. “Ninguém vai ficar rico com projeto. Essa não é a ideia. O projeto é pra você executar um sonho, que não é o de riqueza. Você tem que prestar contas do que vai fazer e quem analisa sabe quanto o valor das coisas”.
A Oficina e a didática do analista cultural, Augusto Rando , agradaram a estudante de Direito Thaís Medeiros. “Gostei. Aprendi bastante. Ajudou a conhecer como funciona a parte burocrática do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC). Ele é objetivo e explica as etapas de maneira linear, demonstrando desde o início o passo a passo, esclarecendo os possíveis desvios que podemos cometer na elaboração de um projeto”.
A Oficina é teórica e prática. Na primeira parte são analisados os principais pontos observados por quem avalia, como construir esses pontos e as ênfases a serem dadas. A parte prática ensina como se organizar para construir esse projeto, planilhas e outras etapas e, que no final, darão a ideia da apresentação final. “A ideia não é sair com o projeto pronto, nem há tempo para isso, não se elabora um projeto em tão curto prazo, mas pelo menos a pessoa sai com uma noção do que é importante pensar no início”, conclui o analista.
A próxima Oficina será no dia 24 de junho, os interessados deverão efetuar a inscrição através do formulário virtual que estará disponível, a partir do dia 19, no site da Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço:
Oficina de Formatação de Projetos
Um sábado por mês, em horário integral, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, na Fundação Cultural de Curitiba, na Diretoria de Incentivo à Cultura .
Rua: Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças

Veja no cronograma abaixo as próximas edições.
JUNHO/2017
Sábado, 24 de junho