26.08.2011Oficina na Casa Hoffmann com Andrea Lerner e Rosane Chamecki

Paralelamente, para fomentar o mercado de formação de artistas de dança contemporânea, os editais do Fundo Municipal da Cultura possibilitam à comunidade o acesso a importantes workshops e oficinas na Casa Hoffmann. É o caso da Oficina de Dança Contemporânea ministrada nesta sexta-feira e sábado (26 e 27), por Andrea Lerner e Rosane Chameki.

No sábado (27), das 9h às 12h, as atividades com as coreógrafas são abertas ao público. Os participantes realizarão jogos e brincadeiras que aguçam a noção de espaço e tempo. O trabalho resultará num vídeo que será apresentado ao final do encontro.

As bailarinas curitibanas, que moram em Nova York desde 1993, abriram na Big Apple a Companhia Chameki Lerner, onde desenvolvem estudos e trabalhos de dança contemporânea. Com participações em festivais nacionais e internacionais, além de um vasto currículo de espetáculos, elas trazem para o workshop de dois dias a experiência de criação para vídeo. "Durante os últimos três anos temos nos dedicado à videoarte. Queremos explorar o conceito de identidade do criador e contemplar, com os participantes, meios de expressar esses conceitos com imagens. Pretendemos mostrar alguns exemplos e esperamos que os participantes possam fazer seus próprios trabalhos no curso", antecipa Rosane Chameki.

As duas bailarinas já estiveram na direção da Casa Hoffmann entre 2003 e 2004 e trouxeram para a cidade coreógrafos de renome internacional, permitindo que os artistas curitibanos estivessem em contato com tendências atuais da dança na Europa e nos Estados Unidos. "O público das oficinas acaba tendo acesso a essas pessoas importantes, e isso é interessante porque em nenhum lugar você tem isso gratuitamente. Este segundo semestre vai ser forte. Equilibramos a programação trazendo profissionais de fora e prestigiando os daqui", comenta Eleonora Greca, coordenadora da Casa Hoffmann.

A oficina oferece vagas para participantes e ouvintes, que devem ter mais de 14 anos. Para participar desta experiência na Casa Hoffmann não é necessário ser bailarino ou ter trabalhado com vídeo ou cinema, apenas ter interesse pela pesquisa. "Esperamos interessados em criar ou discutir a criação em vídeo. Podem vir de um background de dança, performance, teatro ou filme. O tipo de trabalho que nos interessa é simples e baseado em conceitos e ideias", reforça Rosane.