17.12.2018Oficina de Música reabre inscrições para 44 cursos

A 36ª Oficina de Música de Curitiba ainda tem vagas abertas para 44 cursos. A Fundação Cultural reabriu as inscrições para esses casos. As aulas gratuitas do projeto MusicaR, que serão feitas nas Regionais, também estão com vagas abertas. Para os cursos que necessitam de seleção, as inscrições seguem até domingo (23/12) e o resultado será divulgado dia 28 de dezembro. Para as demais opções, as inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas.

No total, a Oficina de Música ainda tem 364 vagas para alunos de diversos níveis, de iniciantes a profissionais. As inscrições para a Oficina devem ser feitas no site www.oficinademusica.org.br.

A Oficina de Música vai ser feita na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de 16 a 27 de janeiro de 2019. Até o momento mais de mil alunos se inscreveram, mas ainda estão disponíveis 55 vagas na categoria antiga, 24 na erudita, 178 na MPB e 19 para os cursos de música e tecnologia.

A taxa de inscrição varia de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 130 (um curso), R$ 195 (dois cursos), R$ 234 (três cursos).

“Essa nova oportunidade deve alcançar ainda mais alunos”, afirmou Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música. “Queremos garantir a participação de todos. Com esse tempo estendido os alunos poderão se programar e organizar para que possam participar da Oficina”, explicou Janete.

Gratuidade
Dos 14 cursos gratuitos que a Oficina ofertou, 11 ainda estão com inscrições abertas. As aulas de musicalização infantojuvenil através do MusicaR, programa do Conservatório de Música Popular Brasileira desenvolvido nos núcleos, contam ainda com 88 vagas divididas em nove Regionais Administrativas.

Nestes cursos, voltados a crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, serão desenvolvidas atividades integradas de canto coral, percussão corporal, instrumentos musicalizadores, brincadeiras musicais, construção de instrumentos e apreciação musical ativa.

Além das aulas do MusicaR, outros dois cursos gratuitos ainda contam com vagas. Um deles é a Prática de Coro Infantojuvenil, para crianças de 8 a 12 anos de idade, com a regente Gisele Cruz. O curso que acontece na PUC, tem como objetivo o desenvolvimento da voz, da musicalidade e da expressão artística através da prática coral.

O outro curso gratuito com vagas é o de Prática de Bateria de Escola de Samba com o diretor musical do Rio Pandeiro, Tadeu Campany. A Oficina irá trabalhar com os instrumentos tradicionais das Escolas de Samba (repique, caixa, tamborim, agogô, chocalho, surdos de primeira, segunda e terceira) e tem por objetivo desenvolver o aprendizado de cada um desses instrumentos por meio de ritmos, bossas e levadas do gênero.

A novidade desta edição é que para alunos com deficiência as oficinas inclusivas serão isentas de taxa de inscrição. Depois de se inscrever, será gerado automaticamente um boleto, que não precisa ser pago. Basta enviar um e-mail (oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br) informando a condição da deficiência visual, os dados da inscrição com o boleto não pago.

Inscrições pelo site: www.oficinademusica.org.br
Dias de Oficina: 16 a 27 de janeiro de 2019