05.11.2019Oficina de Música reabre inscrições para 39 cursos

A Oficina de Música reabriu mais de mil vagas para a 37ª edição, que acontece em Curitiba de 15 a 26 de janeiro de 2020. Essa é mais uma chance para os músicos que querem aperfeiçoar conhecimentos.

São 39 cursos que não necessitam de seleção para a matrícula e 48 turmas – entre gratuitas e pagas – nas categorias de música popular, erudita e antiga, e as aulas infantojuvenis de musicalização nas Regionais Administrativas. As inscrições devem ser feitas pelo site oficinademusica.org.br

Para os alunos que perderam o prazo da inscrição dos cursos que precedem a seleção do professor, a orientação é aguardar a divulgação das vagas remanescentes no início de dezembro. O resultado do processo seletivo dos candidatos ouvintes e ativos que se inscreveram até o dia 31/10 será divulgado no dia 14/11.

Deixar para se inscrever na última hora foi comum entre os candidatos desta edição. No primeiro período, até o dia 31 de outubro, foram recebidas 1.900 inscrições apenas nos últimos cinco dias, o que significa mais de 40% das inscrições realizadas. Segundo Janete Andrade, coordenadora geral do evento, é importante se antecipar antes que acabem as vagas.

“Os cursos tem números limitados de vagas e para garantir a inscrição é necessário que as pessoas tenham consciência de que podem acabar perdendo a oportunidade”, disse Janete.

Os valores das taxas de inscrição variam de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 130 (um curso), R$ 195 (dois cursos), R$ 225 (três cursos).

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será a sede principal da Oficina, mas atividades em outros espaços da cidade também vão ocorrer. O certificado de extensão aos participantes será emitido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Principais vagas

Única no país a realizar oficinas nesses moldes na Música Antiga, a Oficina conta ainda com 65% das vagas nesta categoria disponíveis. Sob a direção do curitibano radicado na Inglaterra Rodolfo Richter, estarão presentes importantes músicos do cenário internacional, entre eles o oboísta italiano Paolo Grazzi, a flautista inglesa Rachel Brown e a soprano inglesa Sophie Daneman.

Na categoria Erudita, sob a direção de Abel Rocha, as maiores oportunidades estão em Educação Musical, com 52 vagas em seis diferentes cursos, e na Prática de Coro Adulto, com 56 vagas disponíveis entre os naipes tenor e baixo.

Com a direção de João Egashira, a categoria de MPB tem maior disponibilidade de vagas no núcleo especial, os quais ainda possuem 75 vagas. São os cursos ministrados pelo professor Luiz Amorim: Raízes da Música: elementos do som e da apreciação musical (para pessoas com deficiência visual) e Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille.
Aulas gratuitas

Há ainda 75% das vagas abertas para os cursos gratuitos do MusicaR. O programa infantojuvenil para participantes de 7 a 17 anos de idade realiza aula de musicalização nas dez Regionais Administrativas.

Ainda para o público infantojuvenil, a Prática de Coro Infanto-Juvenil, com Ana Yara Campos, conta com 26 vagas.
Parceria

A 37ª Oficina de Música de Curitiba tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal. O evento é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e governo federal por meio da lei federal.

Serviço: 37ª Oficina de Música de Curitiba

Data: 15 a 26 de janeiro de 2020
Inscrições para cursos pelo site www.oficinademusica.org.br