16.12.2011Oficina de Música encerra prazo de inscrições

Nesta sexta-feira (16) encerra o prazo de inscrições para os cursos da 30ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece de 8 a 28 de janeiro de 2012. Alguns cursos já estão com as vagas preenchidas, mas ainda há opções que podem ser consultadas no site www.oficinademusica.org.br, onde os interessados encontram todas as informações sobre o evento.

Uma das marcas culturais da cidade, a Oficina de Música é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), por meio da Fundação Cultural de Curitiba. Nesta edição histórica, quando completa três décadas de sucesso, a Oficina conta com o patrocínio da Petrobras e oferta 84 cursos, divididos entre as fases de Música Erudita e Antiga e Música Popular Brasileira, que também contempla os núcleos de Música Latino-americana e de Música e Tecnologia.

Os alunos podem escolher entre 31 cursos de música erudita, dez de música antiga e 41 da fase popular, além dos dois cursos de musicalização infantil e construção de instrumentos com material reciclável, que acontecerão nas Regionais da cidade. A taxa de inscrição varia de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 100 (um curso), R$ 150 (dois cursos), R$ 180 (três ou mais cursos distribuídos nas duas fases), R$ 50 (minicursos), R$ 15 (Prática de Coro / adulto e infantil) e R$ 10 (cursos nas Regionais).

Os cursos serão ministrados por 99 professores de todo o Brasil e de 18 países convidados. São 27 mestres estrangeiros, vindos de Portugal, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Polônia, Eslovênia, Luxemburgo, Inglaterra, França, Itália, Rússia, África do Sul, Argentina, Chile, Uruguai, Panamá e Cuba. Muitos desses professores integram instituições como Julliard School (EUA), Royal Academy e Guildhall School (Inglaterra), Schola Cantorum Basilensis e Tonhalle Orchestra (Suíça), Orquestra Filarmônica de Monte Carlo (Mônaco), Orquestra Calouste Gulbenkian (Portugal), Mahler Chamber Orchestra (Alemanha), Theatro Municipal de São Paulo e OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

A programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba ainda oferece 90 concertos, que serão realizados em diferentes espaços para alcançar todos os públicos. Paralelamente, será desenvolvido o programa Cidadania Musical, com apresentações em asilos, penitenciárias e hospitais, numa iniciativa que privilegia a inclusão social.

A música também invade a tela da Cinemateca de Curitiba, que exibirá uma programação especial sobre o tema. Nos parques e praças, música e responsabilidade ambiental se completam, em shows que contam com o plantio de árvores nativas, contribuindo para a neutralização da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) produzida no evento. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Prorrogação do prazo de inscrições para a 30ª Oficina de Música de Curitiba, que acontecerá de 8 a 28 de janeiro de 2012.

Período de inscrições: até 16 de dezembro de 2011, no site www.oficinademusica.org.br

Valores: R$ 100 (um curso), R$ 150 (dois cursos), R$ 180 (três ou mais cursos distribuídos nas duas fases), R$ 50 (minicursos), R$ 15 (Prática de Coro / adulto e infantil) e R$ 10 (cursos nas Regionais).

Contato: oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br