01.04.2014Oficina de criatividade chega ao Boqueirão

A partir de 4 de abril, o Núcleo Regional Boqueirão recebe a oficina ‘‘Curitiba do meu jeito’’, com o artista peruano José Tazza. As aulas acontecerão às sextas-feiras das 9h ao meio-dia, até o dia 4 de julho, e desenvolverão trabalhos em diversas técnicas das artes visuais. O projeto tem como objetivo elevar a noção artística na comunidade e criar uma relação entre a produção criativa e a cidade.

O idealizador da oficina “Curitiba do meu jeito”, José Tazza, 33 anos, é de origem peruana e começou sua trajetória produzindo arte na rua. Absorver a essência do que acontece lá fora foi fundamental para a construção de uma oficina focada no processo de criação e estímulo do olhar.

Tazza explica que a ideia do projeto é começar com fotografias de Curitiba feitas pelos próprios alunos. ‘‘Os participantes serão incentivados a mostrar as coisas de uma maneira diferente, não como eles se mostram naturalmente’’, complementa o artista.

A segunda fase do workshop trabalha a transposição da imagem para uma peça de arte. O participante deve escolher de acordo com materiais disponíveis uma técnica de expressão artística: pintura em tela, desenho, colagem ou escultura. No decorrer do processo acontecem debates entre o professor e os participantes sobre os caminhos de produção. ‘‘Queremos que os alunos entendam suas escolhas, reflitam sobre a criação e expressem o caminho até o produto final’’, esclarece. No final do curso, as peças produzidas serão expostas na Rua da Cidadania Boqueirão.

Para Stael Fraga, coordenadora do núcleo da FCC na regional, as novas oficinas além de proporcionarem uma nova interação com a comunidade também geram uma saudável relação com o espaço. ‘‘Queremos mostrar que existe arte aqui e que ela pode ser projetada para outros pontos da cidade’’, afirma.

Grafite – Além da oficina criativa, o núcleo regional boqueirão também inicia em abril ateliê permanente de grafite, com o artista Luiz Fuja. Ao total serão três turmas para o ensino e divulgação da manifestação artística em locais públicos. Fuja é conhecido por produzir grandes painéis no centro da cidade como o de Ray Charles na Rua Marechal Deodoro e o de Jack Nicholson na Rua XV de Novembro. As aulas acontecem as quartas-feiras das 14h às 18h na sala de artes da Rua da Cidadania do Carmo.

Cursos – A Regional Boqueirão abrange os bairros do Alto Boqueirão, Boqueirão, Vila Hauer e Xaxim. O núcleo da FCC conta com cursos permanentes de violão, violino, balé, teatro, cavaquinho, acordeão, oficinas de quadrinhos e mangás, teclado e técnica vocal. Um dos destaques da casa é o ‘‘Projeto Nosso Canto’’ que teve início na regional com o professor Eli Siliprandi e que hoje tem um coral que se apresenta em diversos pontos de Curitiba.

As estudantes Jhenyffer Kossosfski, 14 anos, e Melrym Helena, 14 anos, participam de vários cursos na Rua da Cidadania. Jhenyffer conta que passava com a mãe próximo às salas de curso quando se interessou pelo som produzido, fez sua inscrição no curso de violão e pensa em começar aulas de técnica vocal. Já Melrym explica que tocava teclado e violão na infância e só agora pôde retornar os estudos musicais. ‘‘Faço curso de técnica vocal, teclado e esta semana estou começando as aulas de violão, é bom poder voltar a estudar os instrumentos’’, diz.

Serviço:
Oficina Curitiba do meu jeito – Oficina de Criatividade através de Meios Artísticos
Classificação:
Data: 4 de abril a 4 de julho
Horário: 9h ao meio-dia (6ªs feiras)
Local: Regional Boqueirão
Valor: R$ 45
Inscrições pelo telefone: (41) 3313.5515

Ateliê Permanente de Grafite
Classificação: 13 a 45 anos
Data: a partir de 19 de março
Horário: 14h, 16h, 18h (4ªs feiras)
Local: Regional Boqueirão
Valor: R$ 45
Inscrições pelo telefone: (41) 3313.5515

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar