23.11.2020Obras do novo Centro Cultural da CIC estão em fase de conclusão

 Em breve os moradores da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, receberão um novo espaço para atividades de lazer e cultura. A obra do Centro Cultural Multiuso, coordenada pela Companhia Habitação Popular de Curitiba (Cohab), está em estágio final, 97% já executada. O novo espaço tem 1.200 m² e conta com cine teatro, salas para cursos e oficinas culturais.

“O Centro Cultural da Vila Nossa Senhora da Luz fará parte da Rua da Cidadania da CIC, que vamos construir a partir do ano que vem. Para isso já temos recursos assegurados. Aqui havia uma obra abandonada, que nós retomamos e estamos concluindo para servir à comunidade local”, destaca o prefeito Rafael Greca.

A população tem se mostrado contente com o projeto, inclusive por trazer mais segurança ao local. “Por causa da obra que estava abandonada, este lugar era muito perigoso e eu tinha medo de passar por aqui. Agora vai ser muito bom poder ter um espaço como esse e ainda ter acesso à cultura”, afirma a jovem Camila Ponchielli, 23 anos.

A moradora Dilceli Ribeiro da Silva, 54 anos, pretende levar os netos ao novo espaço. “Principalmente as crianças e os jovens serão beneficiados com esse projeto. Tenho três netos e acredito que ter um Centro Cultural como esse à disposição será muito bom para eles”, ressalta ela.

Retomada
A obra, que havia sido abandonada pela gestão anterior em 2014, foi retomada pela gestão do prefeito Rafael Greca em outubro de 2019 e agora está 97% concluída. Após a retomada, para dar sequência à construção foi necessário refazer o projeto, a fim de recuperar o que havia sido deteriorado, além de adaptar as instalações à acessibilidade e prevenção e combate a incêndio

Para refazer o projeto a Prefeitura investiu R$ 430 mil de recursos próprios. Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto representa investimentos de R$ 2,5 milhões, recursos do governo federal.

Urbanização
A obra do Centro Cultural Multiuso faz parte de um amplo projeto coordenado pela Cohab para urbanização de vilas localizadas na abrangência do Rio Formosa, no qual já foram beneficiadas 600 famílias com novas moradias e outras 1,1 mil foram atendidas com obras de infraestrutura e urbanização.

Além do Centro Cultural, atualmente também estão em obras 88 novas unidades habitacionais do conjunto Moradias Castanheira, nas proximidades da Administração Regional da CIC. O novo empreendimento vai abrigar famílias que vivem em situação de risco nas margens de rios da Bacia do Formosa.

Gestão da FCC
A condução do Centro Cultural ficará sob responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba. O espaço contará com três blocos de dois pavimentos. O primeiro bloco vai abrigar o Cine Teatro, no segundo ficarão áreas de serviços e o terceiro vai oferecer salas para exposições artísticas, aulas de música, dança e teatro, além do espaço da administração.

O complexo, cumprindo com as normas de acessibilidade e mobilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE), contará com sanitários adaptados e rampas para locomoção.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar