13.03.2018Obras do Cine Passeio estão na fase de acabamento

As obras de requalificação e revitalização que estão transformando o antigo quartel do exército no complexo cultural Cine Passeio estão na fase final de acabamento. E um grupo de professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, UniCesumar Curitiba, Centro Universitário FAE e Uniandrade puderam conhecer de antemão os últimos detalhes da reforma do prédio, construído em 1930, na Rua Riachuelo.

A iluminação do prédio já foi concluída. Luminárias de LED já foram instaladas no espaço. As poltronas das futuras salas de projeção do “Cine Luz” e do “Cine Ritz” já começaram a ser montadas. As salas, em conformidade com as normativas de acessibilidade, disponibilizarão assentos especiais para pessoas obesas e com deficiência.

Para o professor do Centro Universitário FAE, Fábio Domingos Batista, a obra de revitalização do prédio reativa o conceito de cinema de rua. “Eu gosto bastante do edifício. Eu moro no centro e acho muito interessante a prefeitura voltar com a proposta de cinema de rua. É um prédio para a cidade em um lugar singular”, destacou. “Me senti privilegiada em conhecer antecipadamente esta obra que é a reciclagem de um prédio histórico”, afirmou a professora Elizabeth Amorim de Castro, da UFPR.

De acordo com o diretor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Sutil, será realizado de 5 a 8 de junho o Seminário Cidade & Patrimônio – Centro Histórico de Curitiba, no Memorial de Curitiba. O encontro é fruto de uma parceria da FCC com cursos de arquitetura de oito instituições e ele destacou a importância dessa visita. “É muito rico os professores virem conhecer uma obra dentro do Centro Histórico, que vai revitalizar um espaço, vai proporcionar uma revalorização, não só do prédio, mas também do entorno. Estamos pensando na hipótese de que este é um espaço que pode estar aberto para visitação durante o seminário”, pontuou.

A visita contou com a participação dos seguintes professores: Elizabeth Amorim de Castro (UFPR), Letícia Gadens (UFPR), Fábio Domingos Batista (FAE), Luciano Suski (UniAndrade) e Analu Cadore (UniCesumar) e da Fundação Cultural estiveram presentes a arquiteta Dóris Teixeira e o diretor de Patrimônio Histórico Marcelo Sutil.

Cinema de rua
O projeto do Cine Passeio foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A obra marca o retorno dos cinemas de rua na cidade.

Serão três salas, cada uma com 100 lugares, que levarão os nomes de Cine Ritz e Cine Luz, homenagem aos dois tradicionais cinemas de rua do Centro, que funcionavam na Rua XV de Novembro. A outra sala, que ficará no subsolo, será uma homenagem ao cineasta curitibano Valêncio Xavier, que foi o fundador da Cinemateca de Curitiba. O prédio ainda abrigará uma biblioteca especializada em cinema, estúdios de edição de imagem e som, uma sala de projeção especial, espaços para exibição de filmes em 8mm e 16mm, área de convivência, local para encontro e exposições.

O terraço será equipado para o lançamento de filmes e adaptado para projeções externas. O complexo será administrado pela Fundação Cultural de Curitiba por meio do ICAC.

Escola de cinema
O Cine Passeio também funcionará como uma escola de cinema. No subsolo do antigo quartel, onde antes eram as casernas, ficarão salas de aulas para oficinas de cinema, cursos de edição de imagem e som e produção audiovisual.

Inauguração do Cine Passeio
Com 85% da obra concluída, as próximas etapas para a conclusão da reforma serão a instalação de mobiliário, dos equipamentos e dos projetores. Esses elementos serão adquiridos por meio de processo licitatório que está em fase de conclusão de elaboração de edital.

A previsão é que o Cine Passeio seja inaugurado no fim de maio. No total foram construídos 2.640 metros quadrados. Somente na parte de estrutura foram usados 50 mil quilos de ferro.