18.10.2014Objetos mágicos de Washington Silvera no MuMA

O Museu Municipal de Arte, no Portão Cultural abriga a mostra individual Inventário, do artista curitibano Washington Silvera. Patrocinada pela Fundação Cultural de Curitiba,por meio do Fundo Municipal da Cultura, a exposição apresenta oito obras que revelam os dois grandes eixos poéticos da produção do artista entre 2012 e 2014: a reinvenção de objetos artísticos e do cotidiano e a investigação sobre questões de representação na arte.

Parafusos fabricados com madeira. Um longuíssimo tabuleiro de xadrez. Um dado gigante virado do avesso. Um conjunto de mesa e cadeira impraticável. O artista curitibano Washington Silvera é engenhoso na arte de “desutilizar” utensílios do cotidiano, esvaziando-os de suas funções tradicionais para lhes atribuir sentidos poéticos. “O que separa algo útil de algo inútil mas útil é a poesia, e é essa a essência que procuro sempre”, conta.

Mesmo criador de objetos, Washington Silvera não se denomina escultor. “Gosto de pensar em conceitos que tenham poesia para depois atacar com a matéria. E como abro caminho em várias frentes, já não posso me considerar um escultor, mas um artista plural”, explica. Suas investigações, sem compromisso com nenhum suporte, incluem a performance, a fotografia e o vídeo. “Gosto de mostrar algo que se sustente sem palavras é isso não é fácil”, conta. As dificuldades incluem desafios como passar inúmeras horas filmando o mar para realizar o vídeo “objeto moldura/mar”, envolto por uma moldura cujo pedaço faltante surge em movimento, flutuando sob as ondas.

Também estão previstas uma conversa entre Silvera e o curador da exposição, Fabrício Vaz Nunes, no dia 23 de outubro, e uma palestra com o artista paulistano Guto Lacaz, no dia 4 de novembro. Os interessados podem baixar no site www.projetoinventario.com.br um áudio sobre as obras que serão expostas e uma conversa entre artista e curador, para ouvir enquanto visitam a mostra.

Washington Silvera, nascido em 1969, já realizou as exposições individuais Consciência Expandida, no Memorial de Curitiba (2007), Galeria Abierta, na Plaza Joan Miró, em Barcelona, Espanha (2008), e O que dizem as coisas, no Museu Afro Brasil, em São Paulo (2012). Representado pela Ybakatu Espaço de Arte, de Curitiba, participou das feiras ARCO Madrid, na Espanha, de 2012 a 2014, e SP Arte, em São Paulo, de 2011 a 2014.

Serviço:
Inventário – exposição individual de Washington Silvera
Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Abertura: 16 de outubro, às 19h
Data: de 17 de outubro de 2014 a 1 de fevereiro de 2015
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Informações: (41) 3329-2801
Visitas monitoradas
Agendamento: (41) 3229-4436 e educativamuma@fcc.curitiba.pr.gov.br
Data: 3ª a 6ª feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h

Palestra com o artista Guto Lacaz
Local: Auditório Antonio Carlos Kraide, no Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Dia: 4 de novembro, às 19h

Conversa entre Washington Silvera e o curador
Local: Centro de Arte Digital do MUMA.
Dia: 23 de outubro, às 19 horas

Autor: Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

imprimir voltar