25.08.2014Novas exposições no Solar do Barão mostram experiências no campo das artes visuais

Os Museus da Gravura e da Fotografia, instalados no Solar do Barão, expõem a partir da próxima terça-feira (26) obras de 12 artistas, resultado da sexta edição do edital Bolsa Produção para Artes Visuais, do Fundo Municipal da Cultura. As mostras, que permanecem em cartaz até 9 de novembro, revelam a proposta do edital, que é incentivar a experimentação no campo das artes visuais de artistas domiciliados em Curitiba. Na abertura, haverá uma mesa-redonda com André Parente e Leila Kern, interlocutores que acompanharam os projetos, e Ana González, coordenadora do programa do Edital Bolsa Produção.

Nas salas dos museus estarão as mostras individuais “O que me escapa”, de Lailana Krinski, “Objeto”, de Hugo Ferreira, “Valdecimples: Meio, suporte e expansão”, de Valdecimples, “Proposta de vestimenta para jornada em reinos íntimos”, de Faetusa Tezelli, “Faz de conta que são regras”, de Cyntia Werner, “Sem título”, de Samuel Dickow, “Fôlego”, de Milla Jung, “Plas Ayisyen”, de Felipe Prando, Daniel Yenken e Carlos Kenji, “Dispositivos móveis”, de Arthur do Carmo, e “Perceber e mapear estados de estar”, de Sonia Mayumi Fugimoto.

“O principal objetivo do Edital Bolsa Produção para Artes Visuais é incentivar a produção artística de Curitiba e oferecer ao público efetivos mecanismos de acesso a essas manifestações. Há intenção de reafirmar talentos artísticos e abrir espaço a novas potencialidades, favorecendo seu desenvolvimento e inserção num contexto artístico abrangente, capaz de transbordar para outros estados e culturas”, diz Ana González.

De acordo com a coordenadora do programa, o acesso à produção dos artistas contemplados dá-se através de um conjunto de ações que reúne exposições, atividades de mediação com equipe especializada, publicação impressa, mesas-redondas e encontros entre artistas e público, além de incorporação de obras aos acervos da Fundação Cultural e realização de uma variedade de atividades educativas. Uma das interlocutoras que acompanhou o projeto, a professora e pesquisadora Maria Angélica Melendi, de Belo Horizonte, fará uma palestra no dia 17 de setembro, às 19h, no Solar do Barão.

Serviço:
Exposições do Edital Bolsa Produção para Artes Visuais 6
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba e Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Data: De 26 de agosto (abertura às 19h) a 9 de novembro de 2014.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Visitas mediadas: 3321-3246
Entrada franca
Informações: museudagravura@fcc.curitiba.pr.gov.br / (41) 3321-3269 e museudafotografia@fcc.curitiba.br.gov.br / (41) 3321-3260