06.06.2022Nova exposição mostra relação entre animais e seres humanos

 Domésticos, urbanos, selvagens, animais de formas variadas estão habitando temporariamente as paredes do Museu da Gravura, no Solar do Barão. Bichos Vizinhos, a nova exposição do espaço, reúne obras de sete artistas e mostra aspectos do animal na natureza e também no cotidiano dentro de casa.

O trabalho também traz uma intervenção de Jozé Roberto da Silva em uma parede. O artista usa a figura do animal em tamanho natural para questionar algumas posições sociais, usando pregos para realizar o desenho.

A exposição fica em cartaz até 5 de agosto. Com entrada de graça e livre, pode ser visitada de terça a sexta-feira (9 às 12h e das 14 às 18h), e sábado, domingo e feriados (12h às 18h).

Pandemia e perda
Bichos Vizinhos é um projeto idealizado pelo artista e biólogo Dalton Reynaud, quando era orientador de desenho no Museu da Gravura. A chegada da pandemia paralisou os trabalhos dos artistas.

Em julho de 2021, Dalton faleceu, vítima da covid-19. “Foi um baque para nós. Conversamos com a equipe, e achamos que seria legal continuar a ideia dele, já que é um projeto que ele investiu tanto tempo”, comenta Lahir Ramos, curadora da exposição.

A maioria dos trabalhos foi feita pelos artistas em suas casas. Lahir explica que cada artista trabalhou de forma independente, e esse processo resultou em uma pluralidade nas obras.

“Cada um pode apreciar a pesquisa de cada artista, já que cada uma tem sua peculiaridade. A gente está perto dos bichos, mas quando olha uma imagem que mostra um aspecto diferente dele, isso pode ser provocativo”, disse a artista.

Os trabalhos expostos em Bichos Vizinhos são de autoria de Dalton Reynaud (in memoriam), Jéssica Luz, Jozé Roberto da Silva, Juliana Leonor Kudlinski, Luciano Ogura, Maria Lucia de Julio e Vinícius Buzzatto.

Serviço: Exposição Bichos Vizinhos
Data: de 3 de junho a 5 de agosto de 2022
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h
Sábado, domingo e feriados, das 12h às 18h
Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Grátis

 

Compartilhe:

imprimir voltar