26.05.2021Nota de pesar pela morte de Walter Neiva

Nota de pesar pela morte de Walter Neiva
A Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura lamentam a morte de Walter Neiva. O diretor cênico e cenógrafo especialmente dedicado à encenação de óperas, trabalhava atualmente na Rádio Cultura FM de São Paulo, apresentando o Programa “Seguindo a Ópera”, desde 2013.
Walter foi um dos inúmeros diretores cênicos colaboradores da Oficina de Música de Curitiba. Sua última participação no evento foi durante a 29ª Oficina, em dirigiu a Ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, juntamente com os professores de canto por Neyde Thomas, Rio Novello e Joaquim do Espírito Santo como pianista co-repetidor. As apresentações que aconteceram no Teatro Guairinha, contaram com a participação de alunos procedentes de diversas partes do Brasil.
“Ele era um artista que colaborou muito com a cidade, pudemos prestigiar o trabalho dele em diversas montagens de Óperas junto ao Teatro Guaíra, na Oficina de Música e na presente influência dele na música lírica curitibana. Era um grande homem que marcou época. Fará uma falta inestimável!”, comentou Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina.
Natural de São Paulo, iniciou seus trabalhos como assistente de direção em várias produções do Theatro Municipal de São Paulo nos anos 80 e estreou como diretor e cenógrafo na montagem da ópera Così Fan Tutte (Mozart) em Curitiba, em 1989.
Outro grande destaque na cidade, foi em 2009, quando obteve grande sucesso de público e crítica com a encenação da ópera Carmen de Bizet, no Teatro Guaíra.
Dentre suas produções recentes destacam-se as óperas Il Guarany em novembro de 2016 no Palácio das Artes em Belo Horizonte, Carmen no Gran Teatro Nacional de Lima (2016) onde também dirigiu A Flauta Magica de Mozart (2013) e L'Elisir D'Amore, de Donizetti, no Theatro São Pedro em São Paulo (2012).
Walter morreu em 26 de maio de 2021, de um enfarto fulminante.