02.12.2013 Nota de esclarecimento sobre a Quadra Cultural

Com relação ao post intitulado “A Quadra Cultural está cancelada. O privado falou mais alto que o público, de novo?”, veiculado pelo jornalista Cristiano Castilho no blog Pista1, no site do jornal Gazeta do Povo, a Fundação Cultural de Curitiba esclarece:

A Fundação Cultural de Curitiba reconhece a Quadra Cultural como importante evento para a cidade e lamenta a notícia do seu cancelamento. Lembra que a edição 2013 do evento, realizado no dia 16 de fevereiro deste ano, só aconteceu graças à atuação da FCC que intermediou a liberação de alvarás com os órgãos competentes e, principalmente, negociou com a vizinhança e comerciantes da região.

É dever da FCC defender o direito da realização do evento e garantir a segurança e conforto dos participantes, bem como defender o direito à privacidade dos moradores.

É importante ressaltar ainda que a decisão de cancelar a Quadra Cultural partiu exclusivamente do organizador do evento, sem qualquer comunicação à FCC. Durante o ano, o órgão recebeu por diversas vezes o seu promotor, com o objetivo de viabilizar a edição 2014. Para isso, ofereceu a montagem de toda a estrutura de palco e som, banheiros químicos e liberações de alvarás. Proposta não descartada caso o evento venha a ser realizado.

Por fim, não é verdadeira a afirmação atribuída ao presidente da FCC, Marcos Cordiolli, de que não aceitaria “verba” do Deputado Rubens Bueno (PPS) porque este seria “de oposição”. Nem só o PPS faz parte da base do governo municipal, mas também Emenda Parlamentar do mesmo Deputado está contribuindo para que a FCC realize o evento Mia Cara Curitiba em 2014. Esclarecemos que a Emenda citada no post ainda será discutida e tramitará em 2014 e, caso aprovada, será executada apenas em 2015.

O presidente Marcos Cordiolli repudia colocar a política acima dos interesses da cultura da cidade e sempre recebeu artistas, políticos, produtores e a comunidade em geral independente de opções políticas ou partidárias.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC