15.03.2014NOTA DE ESCLARECIMENTO - Livros da Tuboteca

Sobre os livros mostrados nas fotos publicadas pelo vereador Jorge Bernardi em rede social, de fato foram enviados para reciclagem. Os volumes recebidos de doações para Tubotecas, para as Casas da Leitura e para as bibliotecas especializadas da Fundação Cultural recebem grande parte do material referente à literatura de todos os gêneros, obras históricas, artísticas e científicas, e histórias em quadrinhos. Livros técnicos de outras áreas do conhecimento, obras religiosas, de autoajuda, enciclopédias e livros didáticos são encaminhados para outras instituições, como associações de moradores, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais. Em julho do ano passado, um lote de 2.500 volumes foi enviado ao Departamento Penitenciário do Estado (Depen) para distribuição em unidades penais e utilização por detentos que participam do projeto Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura.

Para tanto, as doações passam por uma rigorosa triagem, higienização e, quando há necessidade, por algum tipo de recuperação. Contudo, os livros mostrados neste post foram descartados por estarem totalmente desatualizados ou devido a algum tipo de conteúdo que não se enquadra em nenhum critério de distribuição por parte de nossos programas. A FCC ressalta, contudo, que trata-se de uma exceção. Foram recebidos, desde do ano passado, mais de 55 mil livros, e a esmagadora maioria (mais de 90%) está sendo reutilizada.

Convidamos a todos que quiserem conhecer o projeto e nosso processo de triagem a nos visitar em qualquer horário na sede das Casas de Leitura, no Palacete Wolf, Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico. (41) 3321-3220. Aproveitem e tragam uma doação!