10.03.2011Neve curitibana é tema de filmes em cartaz na Cinemateca

Um dos fatos que marcaram o ano de 1975 na memória curitibana foi a neve que transformou Curitiba em cartão postal europeu. No dia 17 de julho daquele ano foi a última vez que nevou na cidade, deixando lembranças que são passadas aos mais jovens. A neve e o efeito dela são tema de dois documentários em exibição na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174), dentro da programação comemorativa ao 318º aniversário da cidade.

“O Dia da Neve”, produção de 2009 dirigida por Adriano Justino, retrata a surpresa e a euforia que tomaram conta dos curitibanos. Sob flocos brancos que caíram desde a madrugada, a população contemplava a força e a beleza da natureza, num belo e raríssimo dia de neve. Naquela quinta-feira, os moradores da capital paranaense adotaram um comportamento diferente do usual, saindo às ruas em confraternização.

A alegria do inusitado fenômeno climático transformou-se em tristeza, no dia seguinte, com o resultado do frio intenso. Em “Geada Negra”, também produzido por Adriano Justino, em 2010, está registrado o mais duro golpe experimentado pela economia paranaense, naquela época ainda vinculada à produção cafeeira. Se na noite anterior o Paraná dormira deslumbrado com a rara neve que caíra sobre a capital, na manhã de 18 de julho de 1975 acordara com os efeitos catastróficos da “geada negra” – que destruiu pela raiz todos os cafezais do estado.

Os filmes têm classificação livre e serão exibidos de sexta a segunda-feira (11 a 14), com sessões às 15h45, 18h e 20h, e na terça-feira (15), com sessão única às 15h45. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia), sendo que no domingo o ingresso tem preço único de R$ 1.