23.08.2017 Neste sábado, Cine Guarani tem sessão mediada para público com mais de 60 anos

O programa Vivências & Convivências 60+, que reúne ações da Fundação Cultural de Curitiba para o público com mais de 60 anos, promove no próximo sábado (26/8), às 14h, uma sessão especial de cinema com mediação no Cine Guarani – Portão Cultural. Será exibido o filme “O Corintiano”, um clássico da cinematografia brasileira com o irreverente Mazzaropi.

Além de assistir ao filme, o público terá oportunidade de conhecer melhor o universo retratado nas telas na década de 1960, com informações repassadas por estudiosos do cinema. A mediação é feita por alunos e professores do Laboratório de Cinema e Educação da Unespar – Universidade Estadual do Paraná.

Produzido em 1966, com direção de Milton Amaral, “O Corintiano” conta a história de Seu Manoel (Amácio Mazzaropi), um barbeiro torcedor fanático do Corinthians, que faz de tudo para torcer pelo seu time do coração. Entra em conflito com seus vizinhos palmeirenses, faz promessas malucas e orações a São Jorge, passa por sofrimentos e xinga na arquibancada. Quando seu time perde ele compra todos os jornais das bancas. Seu mascote é um burro com a pele manchada (preto e branco).

As sessões especiais com mediação para o público com mais de 60 anos estão programadas para acontecer duas vezes por mês, às terças-feiras e aos sábados. As próximas sessões serão nos dias 2 e 5 de setembro, com o filme “Tapete Vermelho” (2006), de Luiz Alberto Pereira; 3 e 7 de outubro, com “Nem Sansão Nem Dalila” (1954), de Carlos Manga; 4 e 7 de novembro, com “Gonzaga de Pai para Filho” (2012 ), de Breno Silveira; e 2 e 5 de dezembro, com “Vou Rifar Meu Coração” (2011), de Ana Rieper. Os ingressos são gratuitos.

Bastidores do Louvre – Logo após a sessão de “O Corintiano”, o Cine Guarani terá a sessão do Cineclube Aliança Francesa. Será exibido o documentário “A Cidade Louvre” (1990), que revela os bastidores do Museu do Louvre durante sua reforma em 1980 para acoplar a pirâmide de vidro aos outros prédios históricos. O filme mostra as reservas do museu, o trabalho para montar as exposições após a renovação, a preservação das pinturas e a instrução da equipe sobre a proteção das obras e a cordialidade com os visitantes. A sessão, às 16h, também é gratuita.

Programa Vivências & Convivências 60+
Sessão com mediação do filme “O Corintiano”, de Milton Amaral, com Mazzaropi
Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão)
Data e horário: 26 de agosto de 2017 (sábado), às 14h