20.09.2010Música e cinema nas homenagens a Chopin

Denominado Ano Chopin, 2010 marca os 200 anos de nascimento do compositor polonês com uma extensa programação em diferentes áreas artísticas. A Fundação Cultural de Curitiba e o Consulado da Polônia oferecem, nesta semana, eventos de música e cinema sobre a produção de Fryderyk Franciszek Chopin. Na segunda-feira (20), às 20h, a Capela Santa Maria abriga o recital do pianista Noel Nascimento Filho, numa parceria com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. De 22 a 26 de setembro (quarta a domingo), a Cinemateca de Curitiba exibe uma mostra de filmes, com entrada franca.

Importantes obras de Chopin - pianista e compositor que marcou a história musical com sua técnica refinada e elaboração harmônica, influenciando a música até os dias de hoje - integram o repertório selecionado por Noel Nascimento Filho. No programa estão Grande Polonaise Brilhante, Fantasia em fá menor, Scherzo no 2, Andante Spianato, Balada no 4 e Barcarola em fá sustenido maior. Conhecido por sua marcante personalidade artística, o pianista curitibano desenvolve carreira internacional, tendo vivido na Alemanha, onde estudou na Faculdade de Artes de Berlim e na Escola Superior de Música Westfallen-Lippe, em Münster.

A atuação como intérprete permitiu a Noel Nascimento Filho desenvolver trabalhos ao lado de destacados nomes do cenário musical, como Gilberto Tinetti, Luis Thomaszéck, Rafael de Silva, Claudio Arrau, Daniel Baremboim, Wolfgang Leibnitz, Ena Barton Bronstein, Klaus Hellwig, Mi Joo Lee e Quarteto de Cordas Carmina (Suíça). No Brasil, o pianista tem se apresentado com frequência em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba, sendo elogiado pela crítica especializada.

Chopin na tela - O cartaz da Cinemateca de Curitiba, de 22 a 26 de setembro, é a Mostra Chopin 2010, que reúne filmes sobre a vida e obra de Fryderyk Franciszek Chopin, realizados em diferentes épocas e por marcantes diretores. Todas as produções são em versão original, com legendas em português e classificação de 12 anos. A entrada é franca e o público também poderá apreciar uma exposição de cartazes dos filmes, montada nas dependências da Cinemateca.

Acesse o link para ter acesso à programação completa: