24.08.2010Música de Minas Gerais no programa da Camerata

O maestro Wagner Polistchuk rege neste fim de semana o concerto de música brasileira que a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta nos dias 27 e 28 de agosto, reunindo trabalhos de compositores brasileiros em atividade. O destaque é a Missa Breve para Vozes, Cravo e Cordas, escrita pelo compositor mineiro Cláudio de Freitas especialmente para a Camerata. O flautista Maurício Freire Garcia participa do concerto como solista convidado. As apresentações acontecem na Paróquia São Pio X (sexta-feira, às 20h) e na Capela Santa Maria (sábado, às 18h30).

Todas as obras serão executadas pela Camerata pela primeira vez: "Choro para flauta e corda", de Edino Krieger (1928), "Cidade das Minas", de Alexandre Schubert (1970), "Pattapiana para flauta e cordas", de Dimitri Cervo, além da "Missa Breve", de Cláudio de Freitas.

Nascido em Belo Horizonte em 1975, Cláudio de Freitas é um dos novos talentos da composição erudita brasileira. Contrafagotista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, formou-se nos Estados Unidos e, de volta ao Brasil, obteve seu mestrado em Musicologia pela USP. Além da obra encomendada pela Camerata, o compositor estreia este ano o poema sinfônico "Gonzaga ou A Revolução de Minas", sobre o drama homônimo de Castro Alves, pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e a Sinfonietta para Orquestra de Câmara, pelo grupo Percorso Ensemble.

Outra composição de raízes mineiras é "Cidade das Minas", de Alexandre Schubert. Cada movimento da obra é dedicado a uma cidade - Tiradentes, São João Del Rey, Prados, Mariana e Ouro Preto. O programa se completa com duas composições para flauta e cordas - "Choro", de Edino Krieger, e "Pattapiana", de Dimitri Cervo. Para executar o solo nessas duas composições, a Camerata convidou Mauricio Freire Garcia, primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Mauricio Freire também começou sua carreira em Minas Gerais e obteve o título de doutorado no New England Conservatory, nos Estados Unidos. Mantém uma carreira ativa como solista e camerista, tendo se apresentado nas principais salas do país, além de realizado concertos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul.

Serviço:

Camerata Antiqua de Curtiba

Regência: Wagner Polistchuk

Solista: Maurício Freire Garcia

Local: Paróquia São Pio X (Rua Hermes Fontes, 1073 - Batel)

Data: 27 de agosto (sexta-feira), às 20h

Informações: (41) 3244-4463

Local: Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro

Data: 28 de agosto (sábado), às 18h30

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Informações: (41) 3321-2842