29.08.2019Música contra o tabagismo: Camerata Antiqua abre evento do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Estudantes de Ensino Médio, idosos de projetos sociais e pacientes de uma unidade de saúde mental lotaram o auditório da Administração Regional da CIC, nesta quinta-feira (29/8), para aplaudir a primeira apresentação didática da Camerata Antiqua de Curitiba no local. O grupo musical da Fundação Cultural aceitou convite da coordenação da regional para abrir o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta data, e apresentou um repertório que empolgou a plateia.

As amigas Rhaianny de Siqueira Ramos e Ana Cristina de Carvalho, estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Hildegard Sondhall, não tiravam os olhos do palco improvisado para o concerto. “Foi lindo do começo ao fim”, opinou Rhaianny, que estuda órgão eletrônico há cinco anos e já havia visto uma apresentação de música erudita na Faculdade de Artes do Paraná.

Ao lado dela, Ana contou que já estudou canto coral e há algum tempo tem simpatia pelo violino. “Que som mais lindo! Nunca tive contato com o instrumento mas dizem que é bem difícil de aprender. É sempre muito bom ouvir aquele som”, comentou.

Música pela Vida

No lado oposto do auditório, cerca de 40 idosos do centro de convivência para idosos Cecop atenderam, sem dificuldade, ao pedido da maestrina Mara Campos para cantar Carinhoso, de Pixinguinha. “É muito especial. Eles vêm contentes e voltam ainda mais cheios de vida”, observou a coordenadora da entidade, a religiosa Jussara Rodrigues.

O concerto fez parte do projeto Música Pela Vida, que normalmente leva o grupo musical a unidades de saúde como hospitais e centros de saúde mental. São cerca de 30 apresentações didáticas por ano, além da programação em salas de concerto. “Foi uma bela oportunidade para dar continuidade ao nosso projeto de formação de plateia, de sensibilização do público para a beleza da música que muitos ainda não conhecem”, observou a maestrina Mara Campos.

Para o evento da CIC, a Camerata apresentou um repertório de aproximadamente 20 minutos com as peças Mourão, de Guerra Peixe; Gloria (Missa Kenya), de Paul Basler; Sancta Maria, Mater Dei, de Mozart; Carinhoso, de Pixinguinha; Jesus, Alegria dos Homens, de Bach; Aleluia, de Händel; e Frevo Fugato, de Edmundo Villani-Côrtes.

Vida sem tabaco

O concerto foi seguido por uma palestra com o médico Alan Christian Niemies, clínico geral do Instituto Curitiba de Saúde, que falou sobre hábitos saudáveis. Um deles é não fumar ou parar de fumar. É o que pretende o Distrito Sanitário da CIC com suas cinco unidades de saúde de referência para controle do tabagismo.

Em 2018, na Regional CIC, 215 pessoas buscaram tratamento e 49% conseguiram parar de fumar. Em 77% dos casos foi necessário o uso de medicamentos.

“É uma forma eficiente de reduzir o hábito de fumar entre os curitibanos e diminuir as chances de desenvolvimento de doenças crônicas”, disse o supervisor do Distrito Sanitário CIC, Cléverson Fragoso.

Fonte: FCC