23.08.2018Museu da Fotografia tem Oficina de VanDyke neste final de semana

Nesta sexta (24/08) e sábado (25/08), será realizada mais uma oficina de Marrom Van Dyke no Museu da Fotografia. A técnica de impressão fotográfica por contato combina sais de ferro e prata e confere uma cor marrom à imagem. Na sexta, a aula ocorre das 13h30 às 17h30 e no sábado, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h30. O curso tem o custo de R$315 reais.
As aulas acontecem nas sextas-feiras durante a tarde, das 13h30 às 17h30, e no sábado, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h30, no laboratório de fotografia do Museu. Lá os alunos vão aprender a teoria sobre os processos históricos e na prática a como preparar os químicos, papéis, negativos digitais e todo o processo completo de exposição das imagens no sol e na mesa de luz UV. Durante as oficinas os alunos podem produzir diversas fotografias dentro do processo de impressão trabalhado. As oficinas de Van Dyke acontecem de agosto a novembro, com uma turma por mês. Em agosto a oficina será realizada nos dias 24 e 25, em setembro, nos dias 28 e 29; em outubro, nos dias 26 e 27 e em novembro, nos dias 23 e 24.
Cianotipia
Em setembro, nos dias 14 e 15, inicia a quarta turma de Cianotipia, técnica de impressão fotográfica secular feita em papéis tratados com sais de ferro – também chamada de blueprint devido à sua cor característica denominada azul da Prússia – no Museu da Fotografia. Oferecidas desde maios, as aulas dessa técnica também serão realizadas em outubro, nos dias 19 e 20 e em novembro, nos dias 09 e 10 respectivamente. A oficina tem o custo de R$135 reais.
Docentes
Esses processos fotográficos do século XVIII são ensinados pelas fotógrafas Patrícia Jeronimo e Daniela Carvalho. Patrícia é formada em fotografia analógica e processos de laboratório pelo Núcleo de Fotografia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e técnicas alternativas e históricas na Penumbra Foundation, escola nova-iorquina referência no assunto.
Daniela é jornalista e atua como fotógrafa há treze anos na cidade de Curitiba. Juntas, as duas participaram recentemente de um curso de imersão nestes processos fotográficos históricos no LabClube no Rio de Janeiro, trazendo informações de pesquisas e descobertas mais recentes do tema.

Oficina de Van Dyke
As oficinas acontecem de agosto a novembro, com uma turma por mês. Confira as datas e horários disponíveis:
Datas: 24 e 25 de agosto
             28 e 29 de setembro
             26 e 27 de outubro
             23 e 24 de novembro
Investimento: R$ 315,00

Oficina de Cianotipia
Realizadas uma vez por mês, terão mais três oficinas até novembro. Confira a programação:
Datas: 14 e 15 de setembro
             19 e 20 de outubro