26.07.2017 Museu da Fotografia expõe imagens de fotógrafas brasileiras

O Museu da Fotografia Cidade de Curitiba inaugura nesta quinta-feira (27) a exposição “Fotógrafas Brasileiras: um recorte no acervo fotográfico do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba". Além da exposição, será realizado de 28 a 30 de julho, no Solar do Barão, o seminário Retrato(s) da Mulher na Fotografia, com curadoria de Rosely Nakagawa e participação da fotógrafa Maureen Bisilliat.

A exposição reúne imagens do acervo do Museu da Fotografia feitas por mulheres fotógrafas. O objetivo do projeto é preencher uma lacuna na historiografia da produção feminina no Brasil e revelar o papel fundamental das mulheres na história da fotografia.

História – Constance, esposa de Fox Talbot, pioneiro da fotografia, ajudou-o a desenvolver papéis fotosensíveis e também no desenvolvimento das imagens de seu marido. Ela também ajudou a descobrir como adicionar iodo ao processo de Talbot para aumentar a sensibilidade à luz do papel. A primeira fotografia de paisagem realizada com um daguerreótipo foi feita por uma mulher, Ann Cook. Margaret Bourke-White foi primeira ocidental a fotografar em território soviético. Mesmo com entraves sociais, muitas mulheres conseguiram papel de destaque. Já em 1951, por exemplo, Eve Arnold, tornou-se a primeira mulher a entrar para a Agência Magnum, fundada por Robert Capa.

No Brasil não foi diferente. Em 1890, Gioconda Rizzo, filha do dono do ateliê Rizzo, rompeu com os padrões da época e chamou a atenção das damas da alta sociedade paulistana, sendo a primeira mulher a trabalhar com a fotografia no país. Nas décadas de 70 e 80, houve participações femininas representativas no Brasil, entre elas: Mareen Bisilliat, Nair Benedicto, Claudia Andujar. Em Curitiba, Vilma Slomp e Lina Faria.

Seminário – O projeto, desenvolvido pela VM Eventos Culturais, tem como proposta estimular a linguagem feminina, realçar e difundir o papel da mulher na criação artística da cidade. Com a exposição e o seminário, o objetivo é também apresentar a experiência de outras mulheres que tenham reconhecimento e colaboram com esta linguagem fotográfica, e com isso incentivar as mulheres fotógrafas a ampliar sua participação no universo da fotografia de Curitiba e no Brasil.

Exposição “Fotógrafas brasileiras: um recorte no acervo fotográfico do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba”
Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533
Datas e horários: 27 de julho a 3 de setembro de 2017. Abertura às 19h30. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábados e domingos, das 12 às 18h.

SEXTA 28/07 das 19h às 22h;
Palestrantes: Maureen Bisilliat (SP), Isabela Lanave (PR) e Rosely Nakagawa (SP)
SÁBADO 29/07 das 15h às 18h;
Palestrantes: Ângela Magalhães (RJ), Milena Costa (PR) e Rosely Nakagawa (SP)
DOMINGO 30/07 – das 15h às 18h e projeção (PREMIADOS) das 18h às 18h30.
Palestrantes: Luciana Berlese (PR), Anuschka Lemos (PR) e Rosely Nakagawa (SP)
Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Sala Scabi
PARA O SEMINÁRIO AS VAGAS ESTÃO LOTADAS – Somente fila de espera.