15.06.2018MuMA recebe exposição sobre a cultura do skate em Curitiba

Considerada a capital do skate do Brasil durante as décadas de 1990 a 2000, Curitiba apresenta um expressivo número de skatistas e o Museu Municipal de Arte (MuMA) recebe neste sábado (16/06), às 11h, a exposição Curitown – a cultura do skate em Curitiba. Mais do que esporte, lazer e meio de transporte, o skate é uma manifestação cultural que envolve hábito, comportamento, moda, lazer, sociabilidade, identidade e estilo de vida.

O universo cultural que envolve skate, fotografia, vídeo, marcas, fábricas, campeonatos, nomes de destaque e pioneiros do skate na capital será mostrado na exposição, trazendo para o público a cultura e a história do skate curitibano, um dos mais tradicionais do Brasil.

A mostra é composta por uma linha do tempo na qual se destacam os principais acontecimentos das décadas de 1970 a de 2000; um documentário sobre a cultura do skate de Curitiba a partir dos depoimentos de skatistas pioneiros chegando até os campeões mundiais; obras de skatistas que desenvolvem trabalho nas artes visuais e fotografias de skatistas que se especializaram neste segmento.

O público poderá conferir ainda a diversidade de rodinhas, shapes, revistas, livros, skates antigos, roupas e objetos utilitários que são feitos a partir da reciclagem de componentes do skate.

Ao longo do período da exposição ocorrerá sessões de skate com a demonstração de performance de alguns dos skatistas entrevistados, e oficinas gratuitas de fotografia e vídeo para skate ministradas pelos skatistas Castro Pizzano, Felipe Oliver Arnoso e Matheus Reinhardt Luz.

A mostra tem pesquisa e curadoria de Victor Augustus Graciotto Silva, direção de fotografia de Eli Firmeza, e produção de Rebeca Gavião Pinheiro, a exposição “Curitown – a cultura do skate em Curitiba” tem o patrocínio da CELEPAR e CAIXA e foi realizada com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Oficinas de foto e vídeo

Como contrapartida social da exposição Curitown – a cultura do skate em Curitiba serão oferecidas oficinas gratuitas de fotografia e vídeo para skate ministradas pelos skatistas Castro Pizzano, Felipe Oliver Arnoso e Matheus Reinhardt Luz. Ao todo serão quatro aulas, todas gratuitas, com disponibilidade de 10 vagas por aula. O curso terá duração de 20 horas. As inscrições podem ser feitas por e-mail (contato@editoramaquinadeescrever.com.br. Os interessados devem ter no mínimo 14 anos. Os participantes terão aulas de teoria, pré-produção, produção e pós-produção. A oficina tem o objetivo de capacitar os alunos a produzirem um curta metragem que será exibido no dia 1º de agosto.

Serviço: Exposição Curitown – a cultura do skate em Curitiba
Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão
Data: de 16 de junho a 20 de agosto de 2018, de terça a domingo
Entrada Gratuita