08.08.2012Mozart e Purcell no programa da Orquestra de Câmara

Duas composições de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e uma de Henry Purcell (1659-1695) integram o repertório que a Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta neste fim de semana, dias 10 e 11, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Sob a direção musical do violinista Maurício Aguiar, o espetáculo tem como solista convidado o pianista Luiz Guilherme Pozzi. A temporada 2012 da Orquestra de Câmara de Curitiba tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo.

A primeira peça do programa é o Adágio e fuga em Dó menor, que reflete a influência de Johann Sebastian Bach sobre Mozart. A obra é parcialmente inspirada em Bach, sendo perceptível uma mudança gradual na intensidade e no estilo, partindo do classicismo para o barroco.

O pianista Luiz Guilherme Pozzi atua na segunda obra do programa, como solista do Concerto para piano e orquestra nº 14, também de Mozart. A composição é um exemplo da série de obras-primas para piano, que revelam as habilidades e a genialidade do compositor austríaco. Ao longo da vida de Mozart, o piano ganhou proeminência como instrumento e os gêneros de sonatas e concertos de piano tornaram-se o centro do repertório clássico.

Encerrando o repertório, a Orquestra apresenta a “Suíte do Velho Solteiro” (The Old Bachelor Suite), de Purcell, compositor inglês que atuou como primeiro violinista da orquestra do Rei Charles. Purcell compôs grande quantidade de músicas para teatro. Uma delas é a que será apresentada pela orquestra curitibana. A suíte foi composta como trilha para a comédia “O Velho Solteiro”, de William Congreve, e executada pela primeira vez em 1693.

A orquestra - A Orquestra de Câmara de Curitiba é um dos grupos integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba, fundada em 1974. Ao longo desses 38 anos, a orquestra, sob a direção de importantes regentes convidados, acompanhou renomados solistas brasileiros e estrangeiros, obtendo reconhecimento nacional. Poucos anos depois de sua criação, motivada pelo grande crescimento técnico dos seus instrumentistas, a orquestra passou a se dedicar também à música clássica, romântica, contemporânea e à música brasileira de todos os tempos. O repertório amplo e original, que inclui diversas primeiras audições mundiais, tornou-se uma das características do grupo. E grande parte desse repertório, com obras de compositores brasileiros contemporâneos, está registrada em CD.

Direção musical – O violinista Maurício Aguiar, diretor musical e spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba, é o responsável pela condução do espetáculo. Residindo nos Estados Unidos desde 1991, o instrumentista é formado em Música pela Universidade de Cincinnati, com mestrado pela Universidade de Yale, onde também concluiu o curso de construção de violino. Com extenso currículo de apresentações no Brasil e exterior, o músico apresentou-se sob a regência de importantes maestros, entre eles James Levine, Valery Gergiev, Sir Roger Norrington, Paavo Jarvi e Kurt Masur.

O solista - Luiz Guilherme Pozzi é um dos grandes pianistas brasileiros da sua geração. Nasceu em Cornélio Procópio (PR), e graduou-se em piano pela Escola de Música e Belas Artes, em Curitiba, na classe da pianista e professora russa Olga Kiun. Logo após sua graduação mudou-se para a Europa a fim de prosseguir seus estudos. Na Alemanha foi classificado em 1º lugar com a nota máxima na prova de admissão da Escola Superior de Música de Freiburg. Nesse mesmo ano foi premiado com a bolsa integral da “Internationale Klavierakademie Murrhardt”, concorrendo com pianistas do mundo todo. Ganhador de mais de 10 concursos no Brasil, sua estreia como solista de orquestra aconteceu em 2000 com a Orquestra Sinfônica do Paraná, e desde então é solista frequente de várias orquestras. Em agosto de 2011, Luiz Guilherme foi agraciado com uma bolsa de estudos para o doutorado, juntamente com a oferta para ocupar o cargo de professor assistente da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba, com obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Henry Purcell, sob direção musical de Maurício Aguiar. Solista convidado: Luiz Guilherme Pozzi.

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Datas e horários: 10 de agosto (sexta-feira), às 20h, e 11 de agosto (sábado), às 18h30.

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Informações: (41) 3321-2840