05.08.2020Mostra Potência reúne artistas da dança em aulas, bate-papos e apresentações

 Uma semana com diversas ações on-line entre aulas, bate-papos e as apresentações na área da dança, propostas por 22 pessoas misturando jovens junto a influentes artistas da cena curitibana. Essa é a Mostra Potência, que acontece de 7 a 13 de agosto, com até três programações por dia, em horários variados.

Todas as ações terão seus eventos lançados através da Plataforma Sympla para aquisição das entradas/vagas, que serão gratuitas e limitadas. As ações acontecerão de forma interativa pelo Google Meet. Ingressos disponíveis a partir de quarta-feira (5/8). Inscreva-se pelo link: www.sympla.com.br/casahoffmann

Para a curadora Carmen Jorge, também consultora de dança da Fundação Cultural de Curitiba, a mostra surge para dar visibilidade aos artistas da dança e à força da arte.

“Com as ferramentas tecnológicas atuais, a Mostra Potência surge para garantir a presença possível no momento, fazendo uso da interatividade. Propõe mostrar, de Curitiba para o mundo, o potencial de artistas emergentes, diversos e resistentes”, explica.

O evento organizado pela Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento integra o programa do Studio Virtual Casa Hoffmann e faz parte das ações emergenciais para a arte do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Fundação Cultural de Curitiba e FCCDigital.

"Assim como os demais programas e projetos, essa iniciativa visa manter a regularidade da programação dos espaços culturais e também gerar oportunidade aos agentes envolvidos nos cursos nesse momento tão complexo que vivemos", afirmou Marino Galvão Jr., diretor executivo do Icac.

Abertura
Abre a programação, na sexta-feira (7/8), a vídeocoreografia "Caixa de Espelho". O projeto foi elaborado com artistas e alunos que participaram das aulas de Airton Rodrigues, nos meses de maio e junho, através do Studio Virtual Casa Hoffmann.

Foram unidos mais de 40 vídeos de artistas de diversas partes do mundo, como Alemanha, França, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de companhias de dança e instituições.

Corpos e encontros possíveis

Para as apresentações que ocorrem durante a mostra foram selecionados 12 dançarinos da cena curitibana. A curadoria optou em juntar artistas mais experientes com artistas emergentes, englobando o máximo de segmentos da dança possíveis, como: danças afro-contemporâneas, danças populares brasileiras, dança de salão, hip hop e dança contemporânea.

As performances contarão ainda com a recepção e mediação do Mestre de Cerimônia (MC), Gabriel Machado. Todas as apresentações serão seguidas de conversas entre os artistas e o público. Tempo total da ação por artista será de até 1 hora. As apresentações terão entre 15 e 30 minutos cada, e mais um bate papo de até 30 minutos cada.

Práticas
O coreógrafo Airton Rodrigues propõe um estudo sobre a Dança Contemporânea, Edith de Camargo foca em exercícios que envolvem movimento e som. Uma dança moderna altamente estilizada será ensinada nas aulas de Silvester Neto. O voguing se caracteriza por posições típicas de modelos com movimentos corporais definidos por linhas e poses.

Duas programações encerram a mostra. Na conversa Dançando para Libertar o Futuro, Princesa Ricardo Marinelli e Maria Samambaia refletem sobre as possíveis danças neste momento complexo e de que maneira elas podem contribuir para libertar o futuro.

Haverá festa de encerramento virtual com Raphael Alpha (Dançarino) e Flavia Pereira (Dançarina e DJ), na quinta-feira (13/8).

CRONOGRAMA:
Dia 7/8
18:50h – Lançamento da vídeocoreografia “Caixa de Espelho” de Airton Rodrigues
19h – Performance “Esse Eu Fiz Pra Ser Brabo” de Samuca Aka. Dr. Faria
20:10h – Conversa “Poéticas e Parcerias” com Mônica Infante, Cinthia Kunifas e Laura Miranda

Dia 8/8
16h – Aula “Voz e Corpo em movimento” com Edith de Camargo
Apresentações e bate papos:
19h – Perfomance “Reflexos em Perspectiva” de Rodrigo Dalgalarrondo
20h10 – Perfomance “Barbie Precipício: o melhor da ficção científica versão boneca” de Gal Freire

Dia 9/8
Apresentações e bate papos:
19h – Performance “#MIRAgem” de Davi Lopes
20h10 – Perfomance “Pé de Árvore” de Priscilla Pontes

Dia 10/8
Apresentações e bate papos:
19h – Perfomance “Marcas” de Carol Petik
20h10 – Performance “Maria Bolacha” de Raquel Bombieri

Dia 11/8
16h – Aula “Dip nelas” com Silvester Neto
Apresentações e bate papos:
19h – Performance “O que eu Danço?” de Thaísa Marques
20h10 – Performance “CorpoMundo: uma dança?” de Oberdan Piantino e Éber Santos

Dia 12/8
16h – Aula “Dance com sua Parede” com Airton Rodrigues
Apresentações e bate papos:
19h – Performance “UPLOAD” de Israel Sullivan
20h10 – Performance “POLVO” de Bia Figueiredo

Dia 13/8
19h30 – Reprodução da Vídeocoreografia “Caixa de Espelho” de Airton Rodrigues
19h40 – Conversa “Dançando para Libertar o Futuro” com Bizarra e Samambaia
20h45 – Performance festa | Dança e Som com Rapha Alpha e Flavia Pereira

Serviço:
Sympla: www.sympla.com.br/casahoffmann
Facebook: https://www.facebook.com/casahoffmanncwb
E-mail: contatocasahoffmann@gmail.com

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar