18.06.2015Mostra na Cinemateca reúne filmes de Jacques Tati

A Cinemateca de Curitiba exibe nos dias 23 e 24 de junho filmes do realizador francês Jacques Tati, numa reapresentação da mostra que fez parte da programação do 4º Olhar de Cinema de Curitiba 2015. A mostra reúne seis longa-metragens e sete curtas, oferecendo um panorama sobre a obra de um dos mais admirados cineastas de todos os tempos. Todos os filmes estão em cópias digitais restauradas, exibidas pela primeira fez no Brasil.

Jacques Tati construiu uma obra cômica baseada na observação do cotidiano desumanizado da sociedade moderna. Sua carreira começou em 1947, com “Jour de Fête” (Carrossel da Esperança), que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950. A exemplo de Charles Chaplin, criou e interpretou o personagem recorrente de seus filmes: Monsieur Hulot – o herói em “Férias de M. Hulot” (1952), “Meu Tio” (1958, prêmio especial do júri no Festival de Cannes), “Playtime” (1953) e “Trafic” (1971).

Programação:

23/06 (terça-feira), às 15h

Escola de carteiros / L’école dês facteurs (1946) /França, 16', Ficção
Rapidez e eficiência, é isso que um bom carteiro deve aprender! A missão é simples: reduzir a duração do turno necessário para cumprir o tempo de entrega do serviço de correio aéreo. Em uma pequena agência dos correios no interior, três carteiros, entre eles François, pressionados pelas ordens de seu superior, descumprem o tempo todo, bicicleta à mão, cada um dos procedimentos necessários para a entrega da correspondência.
Carrossel da esperança / Jour de fête (1949)/ França, 79', Ficção
Primeiro longa-metragem de Jacques Tati, nesta comédia francesa, François (Jacques Tati) é um carteiro carismático que conversa regularmente com os vizinhos ao fazer suas entregas. Quando um circo itinerante para na cidade, eles mostram um filme que apresenta o serviço postal dos Estados Unidos como uma organização de notável velocidade e precisão.

23/06, às 17h

Forza bastia (1978) / França, 27', Documentário
Um filme de Jacques Tati e Sophie Tatischeff.
Obra póstuma do diretor Jacques Tati, o filme foi finalizado por sua filha, que editou o material esquecido que havia sido descoberto no acervo pessoal do diretor.
As aventuras de M. Hulot no tráfego louco / Trafic (1971) / França, 105', Ficção
Monsieur Hulot, o designer de uma van experimental para acampamento a conduz pelas estradas da França e da Bélgica a caminho do Salão do Automóvel de Amsterdã, onde o seu protótipo será exibido. Mas, com diversas paradas e problemas mecânicos, além de uma revista alfandegária e um acidente, a estrada para Amsterdã torna-se longa e perigosa. Será que Hulot e sua van conseguem chegar à exibição?

23/06, às 19h30

Cours du soir (1967) / França, 27’, Ficção
Um filme de Nicolas Ribowsky.
Filmado enquanto era rodado o longa-metragem “Playtime”, este curta-metragem usa o cenário e elenco daquele filme. Em um treinamento para executivos de uma grande empresa, homens de negócio aprendem mímica e descobrem as diferentes formas de fumar cigarros, andar a cavalo ou cair da escada.
Playtime – Tempo de diversão / Playtime (1967) / França, 125', Ficção
Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris, nos anos 60. Ali está também o hilário Mr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa. A mais cara produção de Jacques Tati, o diretor praticamente construiu uma cidade, com restaurantes, farmácia, prédios comerciais e até aeroporto.

24/06 (quarta-feira), às 15hs

On demand une brute (1934) / França, 23', Ficção
Um filme de Charles Barrois. Escrito por Jacques Tati.
Um homem que sonha em ser um ator está à procura de um emprego a qualquer custo e aceita a primeira oferta que ele recebe sem nem ao menos pensar. Ele encontra-se frente a frente com um lutador formidável: Grossof de Tartar.
Parada / Parade (1974) /França, 89', Ficção
O último filme de Tati ressoa como um tributo alegre ao espetáculo ao vivo, invocando as suas próprias origens na sala de música.

24/06, às 17h15

Gai dimanche (1935) / França, 21', Ficção
Um filme de Jacques Berr. Escrito por Jacques Tati e Clown Rhum.
Dois amigos sem dinheiro têm a idéia de comprar um micro-ônibus, a fim de enganar os turistas que querem visitar a área local. Mas este é apenas o início da aventura.
As férias do Sr. Hulot / Mr. Hulot’s holiday (1953) / França, 87', Ficção
Em um resort litorâneo na costa Atlântica, os turistas da cidade grande em férias seguem com seus modos urbanos. O pueril e desastrado Monsieur Hulot (Jacques Tati) chega em seu velho carro, acidentalmente destruindo a tranquilidade de seus colegas hóspedes no Hotel de la Plage, que meramente tentam aproveitar as férias.

24/06, às 19h30

Soigne ton gauche (1936) / França, 13', Ficção
Um filme de René Clément. Escrito por Jacques Tati.
Roger, agricultor, sonha em se tornar um boxeador e, de fato, o treinamento ocorre apenas no quintal de sua fazenda. Mas as lutas tiveram que parar. Enquanto ele estava fingindo uma vitória, ele é descoberto e o levam para um ringue. Mas uma coisa ainda está faltando: ele não tinha experiência de boxe e não sabe nada sobre esta nobre arte. Será que o livro que o carteiro deixou na cadeira irá ajudá-lo a adquirir com pressa as técnicas necessárias para o seu triunfo?
Meu tio/ Mon oncle (1958) / França, 116', Ficção
Um filme de Jacques Tati.
Monsieur e Madame Arpel vivem em uma casa ultramoderna em um bairro impessoal. Nesse universo excessivamente organizado, brincadeiras, perigos e o humor não encontram espaço e seu filho, Gérard, se entedia. Mas seu tio, Monsieur Hulot, irmão de Madame Arpel, um personagem não convencional e desajeitado, aparece de surpresa…

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1174)

Ingresso: Gratuito