09.03.2015Mostra na Cinemateca exibe filmes espanhóis dirigidos por mulheres

A Cinemateca de Curitiba exibe a partir desta terça-feira (10) a mostra Espaço Feminino, composta por filmes espanhóis dirigidos por mulheres. O programa reúne duas obras de ficção e duas outras propostas que investigam as possibilidades expressivas da produção de documentários. Será exibido um filme por dia, sempre às 19h, até o dia 13 (sexta-feira). A entrada é gratuita.

O ciclo faz parte do programa regular do Instituto Cervantes, que busca dar visibilidade aos trabalhos femininos mais notáveis dentro das diversas vertentes de produção do cinema espanhol. A iniciativa acontece porque, mesmo que os filmes dirigidos por mulheres encontrem lugar de destaque no panorama espanhol, esse número ainda é inferior quando se analisa a presença feminina nas profissões artísticas e técnicas deste segmento.

Programação:

Dia 10, terça-feira:
- “Crianças Selvagens” (2012, 97’), de Patricia Ferreira.
Sinopse: Neste conto de rebeldia adolescente com consequências trágicas, Alex, Gabi e Oki fazem o seu melhor para lidar com as pressões da escola e da vida em casa, além de seus pais e professores, que se esforçam para entender ou controlar seus comportamentos.
Classificação: 12 anos

Dia 11, quarta-feira:
“As Mestras da República” (2013, 63’), de Pilar Pérez Solano.
As professoras participaram da conquista dos direitos das mulheres e da modernização do ensino, com base nos princípios da escola pública democrática. Este documentário, recriando um mestre do tempo e com imagens de arquivo inéditas, revela o maravilhoso legado que elas deixaram e que sobrevive até hoje. Criado com base em depoimentos de pesquisadores e familiares, saberemos o momento histórico que viveu estas professoras e seu envolvimento na transformação social da Espanha através da educação.
Classificação: livre

Dia 12, quinta-feira:
“15 Anos e um Dia” (2013, 96’), de Gracia Querejeta.
À medida que entra na adolescência, Jon (Aarón Piper) começa a andar com jovens rebeldes, e passa a ter uma atitude cada vez menos disciplinada. Para consertar este problema, sua mãe, Margo (Maribel Verdú), decide enviá-lo a um pequeno vilarejo onde mora o seu avô, Max (Tito Valverde), um antigo militar conhecido pelo temperamento autoritário. Mas Max já não é o mesmo dos tempos do exército, e hoje defende ideias mais libertárias. Nasce, entre avô e neto, uma improvável cumplicidade.
Classificação: 12 anos

Dia 13, sexta-feira:
“A Peste” (2013, 83’), de Neus Ballús.
Raul é um agricultor que quer plantar alimentos orgânicos. Para ajudá-lo, ele contrata Iurie, um lutador de luta-livre da Moldávia que ganha a vida com o que aparece à sua frente. Aos poucos, suas histórias cruzam a vida de três mulheres solitárias: Maria, uma senhora obrigada a deixar sua casa no interior e viver em um asilo; Rose, uma enfermeira filipina que acaba de chegar ao país; e Maribel, uma prostituta com cada vez menos clientes.
Classificação: Livre

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar