20.04.2022 Mostra de filmes marca o aniversário de 47 anos da Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba faz seu aniversário de 47 anos neste mês e, para comemorar, o espaço preparou uma mostra especial que traz um pouco da história do lugar. Serão quatro curtas-metragens rodados na Cinemateca em diferentes anos, exibidos em sequência a partir das 16h deste sábado (23/4) e domingo (24/4).

O primeiro curta, chamado Cinemateca 45 Anos, foi feito em 2020, também por ocasião do aniversário do espaço. Ele traz depoimentos de pessoas que fizeram parte desta longa trajetória, além de imagens históricas do próprio acervo da Cinemateca. O filme também é dedicado ao criador do espaço, o cineasta e escritor Valêncio Xavier.

A atração seguinte da programação é o filme Geração Cinemateca (2022). Sobre o curta, Marcos Saboia, coordenador do espaço, explica que o lugar foi muito importante no desenvolvimento do cinema do Paraná, e que aqueles que frequentavam o espaço desde a sua inauguração vieram a se tornar diretores e produtores de cinema, alguns ativos até hoje. “O curta trata dessa geração de realizadores, que ficaram conhecidos na época como a ‘geração cinemateca’”, completa Marcos.

O terceiro e quarto filmes da lista são frutos dos cursos práticos de Cinema promovidos pela Cinemateca, que incluem, ao final do curso, a produção de um curta-metragem. Você foi Avisado (2015) conta a história de um guarda e um projecionista da Cinemateca, que passam a presenciar fatos sobrenaturais ocorridos no local. Já Mistério na Cinemateca (2012) é feito em formato de animação, e também coloca este espaço cultural como cenário de estranhos acontecimentos que assombram seus funcionários.

23 e 24 de abril, 16h

ANIVERSÁRIO DA CINEMATECA

Exibição de quatro curta metragens:

CINEMATECA 45 ANOS

(BR, 2020, documentário, 30 min, livre)

Direção: Marcos Saboia, Geraldo Pioli e Nivaldo Lopes

GERAÇÃO CINEMATECA

(BR, 2022, documentário, 22 min, livre)

Direção: Miriam Karam

VOCÊ FOI AVISADO

(BR, 2015, suspense, 15 min, livre)

MISTÉRIO NA CINEMATECA