30.09.2014Mostra de Cinema Atual Espanhol será exibida na Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba abriga a partir de terça-feira (30) a Mostra de Cinema Atual Espanhol. Em cartaz até sábado (4), serão apresentados dois filmes por dia, com sessões sempre às 18h e às 20h. A mostra, que é uma parceria entre o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, a Sociedade Cultural Brasil-Espanha e o Instituto Cervantes de Curitiba, já passou por outros estados brasileiros e vai continuar rodando o país até o fim do ano. A edição apresenta uma variedade de gêneros dentro da indústria cinematográfica espanhola, com uma minuciosa seleção de filmes produzidos no ano de 2012.

Conhecer o cinema espanhol é uma das maneiras de se aproximar da cultura do país, dos seus povos e de suas tradições. Além disso, a heterogeneidade de temáticas e de gêneros da cinematografia espanhola pretende dialogar com a diversidade cultural brasileira, mostrando como ambos os países compartilham os seus valores. Deste modo, a mostra pretende se transformar em uma referência dentro dos festivais internacionais que se projetam no Brasil, abrangendo grande parte da população de cidades brasileiras e fortalecendo os laços entre os dois povos.

No dia da abertura, entre os filmes, às 19h30, haverá uma breve palestra ministrada pelo professor Rafael Tassi Teixeira. O palestrante é doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004), atual vice-coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP/PR e professor adjunto da FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais).

Programação:

Dia 30, terça-feira:
18h – O Apóstolo, de Fernando Cortizo.
19h30 – Palestra com Professor Rafael Tassi Teixeira
20h – Branca de Neve, de Pablo Berger.

Dia 1º, quarta-feira:
18h – Branca de Neve
20h – Carmina ou que se Exploda, de Paco Leon.

Dia 2, quinta-feira:
18h – Carmina ou que se Exploda
20h – Mapa, de León Siminiani.

Dia 3, sexta-feira:
18h – Mapa
20h – O que os Homens Falam, de Cesc Gay.

Dia 4, sábado:
18h – O que os Homens Falam
20h – O Apóstolo

Sinopses:

O Apóstolo: (Animação, 72’)
Uma história de humor, mistério e fantasia ambientada no Caminho de Santiago. Ramón, um preso fugitivo da cadeia, acabará envolvido em estranhos e inquietantes sucessos ao tentar recuperar uma pilhagem que tinha sido escondida há muitos anos numa aldeia galega. Fantasiado como um peregrino, começa a adentrar-se em um lugar onde velhinhos, aparições e até padres farão com que o protagonista tenha de enfrentar uma condenação mais da que tinha fugido. Primeiro filme espanhol de animação a ser filmado com a técnica de stopmotion.

Branca de Neve: (Drama, 105”)
Adaptação do popular conto dos irmãos Grimm. Se passa nos anos 20, numa Espanha tradicional. A protagonista é Carmen, uma bela jovem com uma infância atormentada por sua terrível madrasta Encarna, após a tragédia que aconteceu a seus pais. Ao fugir do passado, Carmen entra em uma apaixonante viagem acompanhada por novos amigos: seis anões toureiros. Com caráter gótico, o filme mudo mostra alguns dos elementos mais tradicionais da cultura espanhola, onde a fotografia em branco e preto e a trilha sonora têm o protagonismo.

Carmina ou que se Exploda: (Comédia, 71’)
Carmina é uma mulher de 58 anos que mora em Sevilha, onde ela administra um mercado que vende produtos ibéricos. Após sofrer diversos roubos e não encontrar suporte na companhia de seguros, ela inventa uma nova maneira de recuperar seu dinheiro e manter sua família. Enquanto aguarda pelo resultado do seu plano, ela reflete sobre sua vida, seu trabalho e as maravilhas que acontecem na cozinha da sua casa. O falso documentário foi lançado simultaneamente no cinema, na TV e em DVD. Vencedor de quatro prêmios no festival de Málaga, esta comédia de costumes foi escolhida como melhor filme segundo o público.

Mapa: (Documentário, 85’)
Após passar por um traumático término amoroso, o diretor espanhol León Siminiani decide fazer uma viagem a fim de curar a sua mágoa. O destino ideal para tratar de sua alma e refazer o seu espírito parece óbvio: a Índia. Neste filme-diário, o diretor se expõe de forma direta e crua, enquanto debocha de suas próprias frustrações e de sua culpa burguesa. Por isso, é um filme em construção, em que o criador compartilha sua busca com o espectador e o processo criativo se torna o tema central.

O que os Homens Falam: (Comédia, 95’)
Oito homens enfrentam a crise de meia-idade e passam a questionar sua identidade masculina: G. (Ricardo Darín) começa a tomar remédios para suportar o fato de que sua esposa o trai; S. (Javier Câmara) tenta retornar com sua esposa dois anos após o divórcio; E. (Eduardo Fernández) perde tudo o que tem e volta a morar na casa de sua mãe; A. (Alberto San Juan) e M. (Jordi Molla) são dois amigos que começam pela primeira vez a revelar seus segredos íntimos; J. (Eduardo Sbaraglia) conquista tudo que deseja, mas fica deprimido; P. (Eduardo Noriega) não consegue seduzir sua colega de trabalho; e L. (Luis Tosar) sempre confunde o nome de suas namoradas com o nome de seu cachorro.

Mostra de Cinema Atual Espanhol
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Data: 30 de setembro a 4 de outubro, terça-feira a sábado, às 18h e às 20h.