12.12.2013 Mostra apresenta filmes de mulheres diretoras do cinema espanhol

A Cinemateca de Curitiba apresenta a partir desta quinta-feira (12) a mostra Mulheres Diretoras do Cinema Espanhol, em parceria com o Instituto Cervantes de Curitiba. A mostra reúne filme de jovens diretoras ao lado de nomes já consagrados.

Icíar Bollaín, Isabel Coixet, Gracia Querejeta, Patricia Ferreira são algumas das diretoras que mantêm uma produção regular, focada nos seus próprios interesses narrativos e estilísticos. O programa inclui Cosas que nunca te dije (1996), de Isabel Coixet, sua primeira aposta pelo cinema transnacional, que caracteriza grande parte de sua obra, e Siete mesas de billar francés (2007), de Gracia Querejeta, protagonizada por Maribel Verdú e Blanca Portillo, duas das atrizes mais interessantes do cinema espanhol.

A mostra também reúne diretoras da geração seguinte, como Mar Coll, iniciante agraciada com o prêmio Goya (2009) de melhor direção com seu filme Tres días con la familia (2009), e Paula Ortiz, que realiza sua primeira incursão no longa-metragem após uma interessante carreira com curtas, com De tu ventana a la mía (2011) – um relato de três vozes femininas, em três períodos distintos da história espanhola.

Dia 12 – 16h e 20h
COISAS QUE NUNCA TE DISSE | Cosas que nunca te dije (Espanha/Estados Unidos, 1996 – 93 min. – ficção – DVD). Direção: Isabel Coixet. Elenco: Andrew MacCarthy, Lily Taylor, Alexis Arquette.
Don é um corretor imobiliário que em seu tempo livre presta serviço voluntário no “Telefone da Esperança”. Ann trabalha em uma loja de artigos de vídeo e fotografia e seu namorado vai abandoná-la. Para tentar recuperá-lo, ela grava uma fita de vídeo aonde lhe conta coisas que nunca lhe disse. As vidas de Don e de Ann se cruzam provocando mudanças fundamentais.
Classificação 14 anos

Dia 13 – 16h e 20h
TRÊS DIAS COM A FAMÍLIA | Tres dias com la família (Espanha, 2009 – 86 min. – ficção – DVD). Direção: Mar Coll. Elenco: Nausicaa Bonnín, Eduard Fernández, Philippine Leroy-Beaulieu.
Léa deve viajar imediatamente a Girona, onde seu avô paterno acaba de morrer. Ali espera sua família, que praticamente não viu mais desde que se mudou para o exterior. A morte do patriarca dos Vich i Carbó torna-se a desculpa perfeita para forçar a convivência entre os seus descendentes. Os três dias em que duram o velório, a missa e o enterro, são um bom momento para observar esse jogo de aparências de uma burguesia conservadora em que todos os problemas são evidentes mas nunca explícitos. Léa rejeita este mundo hipócrita que adere à sua pele como uma roupa feita sob medida.
Classificação livre

Dia 14 – 16h e 20h
SETE MESAS DE BILHAR FRANCÊS | Siete mesas de billar francés (Espanha, 2007 – 110 min. – ficção – DVD). Direção: Gracia Querejeta.
Elenco: Maribel Verdú, Blanca Portillo, Amparo Baró.
Ao inteirar-se de que seu pai havia ficado doente, Ángela e seu filho Guille viajam à cidade grande. Quando chegam, pouco depois de um caloroso amanhecer de um dia de verão, Charo, a amante de Leo, põe Angela a par da falência do negócio paterno: um local em que se alinham sete mesas de bilhar. Angela decide então recuperar a sala de bilhar.
Classificação 12 anos

Dia 15 – 16h
DA SUA JANELA PARA A MINHA | De tu ventana para la mia (Espanha, 2011 – 107 min. – ficção – DVD). Direção: Paula Ortiz. Elenco: Maribel Verdú, Leticia Dolera, Luisa Gavasa.
Violeta, Inés e Luisa são mulheres de idades diferentes, cujos días transcorrem em aparente placidez, do outro lado da janela. Os campos de trigo, o refúgio na montanha e as ruas de uma cidade velha são os lugares onde transcorrem suas vidas, sutilmente filtradas pela luz e a beleza das lembranças. O filme se ambienta nesse passado mágico onde ainda era possível o sonho adolescente nos bosques, no olhar distante de uma mãe na aridez do deserto e a recordação outonal da maturidade na casa fechada. Mulheres que pareciam viver em silêncio, mas cujas recordações guardavam segredos, paixões e sonhos.
Classificação 12 anos

20h
SEI QUEM É VOCÊ | Sé quien eres (Espanha – 100 min. – ficção – DVD). Direção: Patricia Ferreira.
Paloma é uma jovem psiquiatra que começa a trabalhar num remoto hospital da Galícia. Lá está internado um paciente muito especial, Mario (Miguel Angel Sola), que padece de uma estranha alteração de memória. Para Paloma é um estudo de caso apaixonante. Cada encontro com ele é como se fosse totalmente novo, porque Mario nunca se lembra quem é ela. Paloma, pouco a pouco, sente-se atraída por Mario, cuja memória perdida oculta um passado que ameaça desvendar obscuros segredos da história recente da Espanha. Juntos vêem-se levados a uma perigosa e inquietante aventura.
Classificação 14 anos

Ingresso gratuito para todos os filmes da mostra
Legendas em português