24.08.2021Memorial Ucraniano ganha obras de arte religiosa e retratos de poetas

O Memorial da Imigração Ucraniana ganhou, nesta terça-feira (24/8), um conjunto de pinturas assinadas pelo artista ucraniano e especialista em arte religiosa antiga Sviatoslav Vladyka. A ampliação do acervo do espaço – que tem 26 anos e foi inaugurado na primeira gestão do prefeito Rafael Greca – marca os 130 anos da imigração ucraniana e os 30 anos da renovação da independência da Ucrânia.
São sete pinturas iconográficas dos mais conhecidos santos e anjos do catolicismo, além de retratos de dois poetas – o ucraniano Taras Shevchenko e a paranaense descendente de ucranianos Helena Kolody. A instalação das obras de arte foi coordenada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que administra o espaço por meio da Coordenação de Etnias.
Para Greca, a obra complementar do local representa a importância da memória e da sua preservação. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná em 1891 e intensificaram sua vinda a partir de 1895, com destino a Mallet e Prudentópolis. “Que seu legado seja também um manifesto permanente pela independência e autodeterminação da Ucrânia”, disse o Prefeito.
Tradição e história
A solenidade começou ao som do acordeon do maestro e presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil, Felipe Oresten. Ele tocou para que o tenor Vitório Scarpi cantasse o Hino Nacional da Ucrânia e o Hino Espiritual daquele país, intitulado Bóje Velêkey Yedêney. A seguir, os religiosos presentes abençoaram o local e os poucos presentes, que observaram o distanciamento e o uso de máscara.
Falando pelo governo ucraniano, o cônsul honorário local, Mariano Czaikowski, elogiou o cuidado com o Memorial Ucraniano. “Isso revela o amor à nossa cultura e às nossas tradições”, disse. Ele também relatou uma coincidência envolvendo o segundo prenome do Prefeito, Valdomiro. “Este é o nome do responsável pela cristianização da Ucrânia”, disse.
Para o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk, o Prefeito entendeu a extensão do sonho iniciado com a chegada dos primeiros ucranianos e de cada imigrante dos diferentes povos. “Por isso ele plantou um memorial em cada ponto da cidade”, observou.
Quem também estava lá
Participaram do evento a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro; o representante do arcebispado metropolitano da Igreja Greco-Católica-Ucraniana, padre Elias Marinhuk; e o arcebispo de Aspendos e Eparca da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil e na América do Sul, Jeremias Ferens; e o diretor do Seminário São Basílio, padre Soter Schiller.
Também estiveram presentes o presidente do Clube Poltava, Carlos Valdir Henze; a presidente da Comissão da Igreja Ucraniana Nossa Senhora Auxiliadora, Elisabete Beltrami; o presidente da Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana, Metódio Groxko; o presidente da Comissão da Igreja Ucraniana Nossa Senhora Auxiliadora, Mario Katchuk; e o pároco da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Eufrem Krefer; o vice-presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Felipe Lucas; e o diretor da Câmara de Comércio, Indústria e Inovação Brasil-Ucrânia, Rafael Lucas.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Compartilhe:

imprimir voltar