23.03.2018Memorial de Curitiba recebe mostra inédita de pinturas de Nini Policappelli

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Fundação Cultural de Curitiba abre na próxima terça-feira (27/03) às 19h, a mostra “Policappelli Apresenta”, que exibe pinturas do italiano radicado em Curitiba, Nini Policappelli. A exposição ocupa o Salão Paranaguá do Memorial de Curitiba e vai apresentar 40 obras do acervo pessoal do artista.

A homenagem a cidade foi recebida pelo prefeito Rafael Greca com grande animação, que contagiado pelas obras do artista, comentou o primeiro encontro com Nini: “Margarita e eu conhecemos numa noite na sua Villa curitibana, e foi um alumbramento. Vimos que era como nós, feito da mesma matéria dos sonhos. Agora o compartilhamos com a amada Curitiba”, disse o prefeito.

Esta é a primeira vez que Policappelli expõe no Brasil, mesmo vivendo há mais de uma década na capital paranaense. Desenhista, pintor, escultor, designer gráfico e de moda, arquiteto, cientista e inventor, descreve sua criatividade como “arte mental”. Seu fascínio pela forma e cor, substância e dimensão é a essência de sua arte.

“As pessoas olham para uma parte do meu trabalho e normalmente não aceitam tudo de uma vez. Em cada visualização, elas veem um significado maior, refletido no movimento, focalização e cores", comenta sobre suas obras.

A vida de Policappelli se reflete nas linhas e cores que ele cria e existe uma energia intensa e penetrante que o rodeia. “A simplicidade é crucial, ajuda-me a entender o hoje e a tirar proveito com o progresso do futuro", diz.

A pluralidade de suas produções e a diversidade de seus interesses profissionais o conduziram a pesquisar os mais diversos materiais e técnicas, inseridos na sua produção artística. Em suas últimas obras usa o alumínio, o aço inox, a seda, que passaram por tratamentos especiais para poderem receber as camadas de pintura, que não são realizadas com pincel.

A exposição fica no Memorial até dia 27 de maio. A visitação é aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Nini Policapelli
Italiano de Triggiano, província da Puglia, Nini escolheu Curitiba para viver nos últimos 10 anos e ficar próximo do seu único filho. Desenhista desde criança, após uma formação básica em sua terra natal, na adolescência teve aulas com Giovanni Rossani, a quem considera um grande educador, e lhe iniciou na técnica da pintura a óleo.

De volta ao Estados Unidos, depois de nove anos viajando pelo mundo em busca de aventuras, se estabeleceu em Los Angeles, Califórnia, onde trabalhou com desenho arquitetônico e design. Como arquiteto, são muitos os projetos de residências de celebridades assinados por ele. Ali também ele criou sua própria galeria de arte comercializando, ele mesmo, suas obras. “Sua experiência de vida, a observação atenta do mundo que o rodeia, não o deixou se estabelecer. Ele não é somente um artista, é um homem do mundo – num sentindo muito mais amplo”, destaca o curador da mostra, Fernando Bini.

Em sua casa, projetada por ele próprio, quadros, esculturas e objetos se espalham pelos amplos espaços, a maior parte de sua autoria. Aos 73 anos, continua produzindo suas obras que ilustram residências e galerias de vários países.

Serviço – Exposição “Policappelli Apresenta”
Abertura: Terça-feira, 27 de março, às 19h
Período expositivo: de 27 de março a 27 de maio
Horário de visitação: de terça a sexta, das 9h às 12h e 13h às 18h e sábado, domingo e feriado, das 9h às 15h