26.06.2012Memorial de Curitiba abriga mostra com recortes em papel

A artista plástica Malu Scheleder responde pela exposição “Recorte em Papel”, que toma conta do Salão Brasil do Memorial de Curitiba. São obras de recortes elaborados sempre em uma só folha de papel negro, que reproduzem paisagens, fragmentos de jardins e cenas do cotidiano. A mostra permanece aberta ao público até 29 de julho, com entrada franca.

De origem chinesa, o recorte em papel é milenar. Muito difundida na Europa, a técnica ainda é pouco conhecida no Brasil. Descendente de alemães, Malu Scheleder começou a realizar suas primeiras obras utilizando o “Scherenschnitt”, versão alemã do trabalho, ainda na adolescência.

A artista capta em seus recortes ambientes naturais e relatos de vida. São acontecimentos particulares, gostos, preferências e outras referências que identificam cada pessoa como um ser único. O trabalho de Malu causa surpresa, instiga a imaginação e mexe com a emoção dos retratados. Para ela, os recortes falam por si e são donos de uma linguagem universal.

Natural de Curitiba, Malu Scheleder é formada pela Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná – Embap. As técnicas utilizadas pela artista incluem desenhos a bico de pena e grafite, resultando em trabalhos que, além de integrar exposições por todo o país, também são empregados em arte-educação e educação ambiental.

Serviço:

“Recortes em Papel” – Exposição de Malu Scheleder, com curadoria de Marcelo Muzzillo.

Local: Salão Brasil do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).

Data: de 27 de junho a 29 de julho de 2012.

Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.

Agendamento para visitas monitoradas: de terça a sexta-feira das 9 às 12 e das 14 às 18h, pelo telefone (41) 3321-3328.

Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar