26.05.2010Memorial abriga exposição sobre arquitetura japonesa

O Consulado Geral do Japão em Curitiba, a Fundação Japão e a Fundação Cultural de Curitiba promovem a exposição "Parallel Nippon - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006", de 29 de maio a 20 de junho, no Memorial de Curitiba. A mostra é dividida em quatro ciclos distintos: Cidade - o centro e a periferia, Vida - do nascimento ao funeral, Cultura - o meio ambiente, a informação e as artes, e Moradia - adaptação ou afastamento.

A exposição tem como objetivo fazer um registro fiel da produção arquitetônica do Japão num período de 10 anos, durante o qual foram geradas novas formas de valor, através de aperfeiçoamento do design adaptado à evolução das exigências dos tempos. Reunindo um time dos melhores arquitetos como Shigueru Ban, Tadao Ando, escritório SANAA (dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa) - vencedor do Pritzker Prize 2010, Jun Aoki, Yoshio Taniguchi, Toyo Ito, Tomoyuki Utsumi, e ainda os suíços Herzog & de Meuron, a mostra revela um período particular da sociedade japonesa: mudanças econômicas e na política pública, adotando o modelo urbano do século XXI, de cidades sustentadas, aproveitando os patrimônios construídos ao longo dos anos e rumando para novas direções em busca da criação de novos valores.

Trata-se de uma exposição itinerante organizada pela Fundação Japão que teve a cooperação do Instituto de Aquitetura do Japão. A cidade de Porto Alegre abriu a exposição no Brasil, no dia 30 de abril de 2010. Após o período de permanência em Curitiba, a exposição seguirá para Rio de Janeiro, João Pessoa, Brasília, Belém, Manaus e São Paulo. Serão expostas 124 obrasentre fotografias, maquetes e origamis arquitetônicos.

Serviço:
Exposição "Parallel Nippon - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006"
Local: Memorial de Curitiba - R. Claudino dos Santos, 79 - Setor Histórico
Data: de 29 de maio a 20 de junho de 2010.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 15h
Informações: (41) 3321- 3328 (Memorial) / (41) 3322-4919 (Consulado do Japão)

Imprensa:
Informações, fotos e contatos para imprensa:Erico Marmiroli - (11) 9372 7774 / (11) 3865 0656 - erico.marmiroli@gmail.comSandra Keika Fujishiro - (11) 3141 0110 - kei@fjsp.org.br