24.07.2013Marcos Cordiolli anuncia realização de Conferência Extraordinária de Cultura em 2014

Curitiba deverá realizar, no próximo ano, uma Conferência Extraordinária de Cultura. A proposta foi feita neste terça-feira (23) pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, ao Conselho Municipal de Cultura. “Há um atraso notório no debate das políticas culturais da cidade. Mas como esse ano precisamos respeitar o calendário nacional e focar a Conferência Municipal nos temas que serão debatidos na Conferência Nacional, em novembro, propusemos convocar um encontro extraordinário para 2014”, disse Cordiolli, que também é presidente do Conselho Municipal. Ele revela ainda que a proposta foi previamente debatida com a coordenadora do Fórum das Entidades Culturais Curitiba-PR, Eliane Berger.

Segundo Cordiolli, a convocação extra permite ainda mais tempo para a preparação do encontro e a realização de mais reuniões setoriais e regionais para debater livremente o tema. “Além disso, também vamos garantir a realização da próxima Conferência Municipal, que acontecerá em 2015, como previsto”, afirma.

A reunião do Conselho desta terça-feira (23) serviu como preparação dos membros para a 4ª Conferência Municipal de Cultura, quando serão debatidos o cenário atual e uma série de mudanças propostas para o setor. O encontro será realizado de 26 a 28 julho, na sede da OAB-PR. Para este ano, o tema central do evento é “Uma Política de Estado para A Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Mais propostas

Durante a reunião, o Cordiolli também apresentou ao Conselho propostas para a criação de uma Comissão que analisará as demandas e resoluções das conferências anteriores e, com base neste estudo, fará sugestões para o Plano Municipal de Cultura. Outra proposta de resolução feita é a criação de um Grupo de Trabalho que iniciará os debates e estudos para reformulações das leis municipais de incentivo e fomento à cultura.

“Dessa forma, queremos garantir a participação democrática nas mudanças necessárias para o setor cultural em nossa cidade”, completa Cordiolli. Na próxima reunião do Conselho, em agosto, será elaborada uma resolução do processo de realização destas propostas, que então serão colocadas em consulta pública e audiência pública para ratificação da sociedade.

Autor: Assessoria de imprensa da FCC