28.06.2019Luxemburgueses comemoram suas tradições no Pavilhão Étnico

A comunidade luxemburguesa em Curitiba se reúne, neste domingo (30), no Memorial de Curitiba para comemorar o “Dia de Luxemburgo”. Com presença do embaixador do país no Brasil, Carlo Krieger, o evento traz palestras sobre imigração, apresentações de grupos folclóricos e outras atividades culturais. Tudo a respeito do pequeno país europeu situado entre Alemanha, Bélgica e França.

“Atividades envolvendo a comunidade tradicional luxemburguesa são relativamente novas. Muitos descendentes de alemães só agora estão descobrindo que, na verdade, são descendentes de imigrantes que vieram de Luxemburgo”, comenta Carlos Hauer, coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba.

Os festejos são parte das comemorações dos mais de 6 mil descendentes que moram no Brasil – a festa já passou pelo Distrito Federal e Santa Catarina. O país ainda mantém o regime monárquico, por isso as celebrações também homenageiam a principal figura da atual monarquia, o grão-duque Henrique de Luxemburgo.

Pequeno país, mas com grande história

Fundado no ano de 963, durante anos, devido a sua posição estratégica, o país de mais 600 mil habitantes sofreu com a invasão de tropas holandesas, francesas, belgas, prussianas e espanholas. Só a partir do século 19, o Grão-Ducado de Luxemburgo conseguiu sua independência se estabelecendo como um governo próprio.

Hoje, por mais pequeno que seja, o país é um dos bastiões na formação da União Europeia e na adoção do Euro como moeda principal. O pequeno país europeu ficou conhecido nos noticiários como paraíso fiscal em grandes casos de corrupção, mas Luxemburgo também chama a atenção por ser um centro gastronômico e, graças aos altos índices de desenvolvimento humano, um ótimo lugar para viver.

Serviço: Dia de Luxemburgo
Data: 30/6 (domingo)
Horário: 16h
Local: Pavilhão Étnico, Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro)