23.09.2014Lendas urbanas curitibanas em HQ

A santinha Maria Bueno, a Loira Fantasma, o Maníaco da Tesoura, o Mendigo Macabro e o Fantasma do Pilarzinho são algumas das lendas urbanas presentes no álbum “Bocas Malditas – Curitiba e suas Histórias de Gelar o Sangue”, da Dogzilla Studio, que será lançando na Gibiteca de Curitiba na próxima quinta-feira (25), a partir das 19h. 

São histórias passadas de boca em boca, contadas em um armazém, ouvidas na Rua XV e passadas adiante em um táxi, que sobreviveram por mais de 3 séculos e agora ganharam uma versão em HQ. A publicação organizada pelo ilustrador Antonio Eder e pelo designer Walkir Fernandes tem texto da escritora Carol Sakura e ilustrações de mais de 30 artistas.

Cada uma das 26 lendas que compõe o álbum são independentes entre si, mas todas guiadas pelo personagem Dario, uma homenagem aos personagens de Dalton Trevisan. Dario é um colecionador de lendas e leitor assíduo da cultura curitibana. É ele quem apresenta os personagens e conduz o leitor do começo ao fim do álbum.

Sobre os autores

Carol Sakura
é escritora, roteirista e formada em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTFPR. Roteirista e produtora do curta-metragem em animação Gente Grande, premiado no Festival Cineambiente e no Green Nation Fest 2012. Participou como roteirista na antologia Cidade Sorriso dos Mortos Vivos.

Antonio Eder é Ilustrador e quadrinista de Curitiba. Já ganhou os prêmios Angelo Agostini e HQMix. Principais obras: “O Gralha” (Editora Via lettera, 2000 – prémios HQ-Mix 2001, melhor álbum de ficção), “Manticore” (Editora Mona Lisa 1999 – prêmios HQ-Mix 2000 e 2001, melhor álbum de terror, prêmio Angelo Agostini 2001), “7 Vidas” ( Editora Conrad, 2009), “MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas” (Panini Livros, 2009) e Mônica(s) (Panini Livros, 2013). Sócio diretor da Dogzilla Studio.

Walkir Fernandes é formado em design gráfico pela PUC-PR e pós-graduado em Cinema pela UTP-PR. Já trabalhou em produções de animação para longas-metragens, série de TV e vários curtas-metragens premiados no Brasil e no exterior. Entre os prêmios, destaque para AnimaTV, Cineambiente, 33º Eko Film Festival, Green Nation Fest e Anima Mundi. Também participou da recente publicação em homenagem aos 50 anos da personagem Mônica: Mônica(s) (Panini Livros, 2013). É sócio diretor do estúdio de ilustração e animação Dogzilla Studio.

Quem participa
Aline Vaz, André Caliman, Biribinha, Bruno Ferreira, Carlos Iubel, Carlos Machado, Daniel Gomes, Diéquison Frique, Eti Pellizzari, Fabrizio Andriani, Felipe Saldanha, Fernanda Ianoski, Francis de Cristo, Francis Ortolan, Fulvio Pacheco, Gian Danton, Giuliano Bulara, Hosana Cristina, João Ferreira, João Paulo de Melo, Judah, Leonardo Melo, Liber Paz, Marcelo Lopes, Maxwell Alves, Osmar Jr, Rafaela Lech, Rodrigo Forbeck, Thyago Macson, Will Filus.

Serviço:
Lançamento do álbum “Bocas Malditas – Curitiba e suas Histórias de Gelar o Sangue”
Páginas: 180
Valor: R$ 40
Data: 25/08/2014 – quinta-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Gibiteca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro
Mais informações: (41) 3042 1548 ou (41) 9148 6466

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar