23.11.2015Ju Cassou apresenta “Acordes e Tambores” no Teatro do Paiol

Os “Acordes e Tambores” vão tomar conta do Teatro do Paiol nesta terça-feira (24), às 20 horas. O espetáculo é resultado de pesquisas de Ju Cassou (piano/voz), Thiago Zaidan (violão/viola caipira/cavaquinho) e Robertinho Silva (percussão) com choro, baião, canções indígenas e do folclore mineiro. No repertório estão músicas de Villa-Lobos, Sivuca, Hermeto Paschoal, Baden Powell, Milton Nascimento e até um canto guarani.  Também participa da apresentação o pajé guarani Awaju Poty, João José de Felix Pereira, professor da Belas Artes, semiótico e descobridor da voz de Ju Cassou.

Quem são

Curitibana, Ju Cassou mora em São Paulo, mas já soltou a voz , trabalhada feito instrumento, pelas estradas do mundo. Ex-integrante do Grupo Vocal Garganta Profunda e da Rio Jazz Orchestra, participou do Projeto Novo Canto Rio, apadrinhada por Jorge Benjor . Hermeto Paschoal a chama de “Ju Cuíca”. Em voo solo pelo Brasil e pela Europa (Itália e Alemanha), Ju Cassou é um fenômeno de expressão vocal, com experiências em teatro e dança. É uma faz-tudo: instrumentista, cantora, arranjadora, preparadora vocal, terapeuta corporal, professora e diretora musical.

Thiago Zaidan, alagoano de Maceió, é bacharel em violão brasileiro pela Universidade Barra Mansa, com mestre Caio César. Estudou choro com Maurício Carrilho e é pós-graduado em educação musical. Multi-instrumentista, arranjador e compositor, há mais de 10 anos ensina o que sabe na sua escola de cordas, a acorde Z. Doizé trio, Brazuca quarteto, Vinicius de Moraes é demais e Salve Baden são alguns de seus projetos musicais no Rio de Janeiro. Vai do erudito ao popular com a maior facilidade.

Robertinho Silva é carioca, autodidata e um “monstro” em bateria e percussão. Criança ainda, foi influenciado pelos principais bateristas do Samba Bossa Nova (Edson Machado, Milton Banana e Dom Um Romão) e do jazz norte-americano (Art Blakey, Philly Jo Jones, Elvin Jones,
Tony Williams e Max Roach.

Já na carreira musical, destacou-se com o grupo Som Imaginário, junto de Wagner Tiso e Luiz Alves. Participou dos grandes festivais, como New Port, Berlim, Free Jazz, JVC New York, Montreux e Midem. Seu currículo é extenso, mas basta dizer que atuou por 26 anos com Milton Nascimento. Apresentou-se com bambas como João Donato, Airto Guimorvan Moreira e Flora Purim, Raul de Souza, Egberto Gismonti etc. etc. etc. E o maior barato é a Orquestra de Percussão Robertinho Silva, que ele criou como pretexto agregador para ensinar música e transformar a vida de jovens, em comunidades carentes na zona portuária do Rio de Janeiro.

ACORDES e TAMBORES –
Data: 24/11/2015 – terça-feira