03.05.2013Jornalista contribui com títulos de seu acervo para Tuboteca

Jornalista e blogueiro do site jornale.com, Roberto José da Silva, mais conhecido como Zé Beto, resolveu doar parte de seu acervo pessoal para as Tubotecas. Os livros que somam cerca de 200 títulos incluem desde clássicos da literatura como Machado de Assis até livros adquiridos em sua adolescência. Entusiasta da literatura, Zé Beto afirma que seu encanto pela linguagem surgiu com a possibilidade de viajar entre mundos diferentes ‘‘A literatura nos ajuda a desenvolver como seres humanos’’ complementa.

O estímulo para doar as obras veio com a possibilidade de poder contribuir com o acesso a cultura na cidade. Para o blogueiro, se apenas um livro puder contribuir como incentivo à leitura, a doação já terá o seu papel cumprido. E completa: ‘‘Para mim isso é sensacional, é um presente’’.

Ao relembrar sua trajetória, Zé Beto confessa ter começado a ler mais tarde do que gostaria. Para ele, as leituras obrigatórias na escola desestimularam seu interesse pelos livros. Por outro lado, o jornalista diz que grande parte de sua capacidade de colocar as ideias no papel veio do hábito da leitura, conquistado com os anos.

Entre os livros doados, o destaque vai para os títulos do cronista paranaense Rubem Braga. De acordo com Zé Beto, é incrível como o escritor consegue transportar os leitores em uma viagem pelo norte do Paraná, em meados da década de 20. ‘’Na minha opinião, Rubem Braga, foi um dos maiores cronistas de nosso país’’ afirma.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, a doação feita pelo jornalista pode influenciar outras pessoas a doarem e incentivarem, ainda mais, o hábito da leitura em Curitiba. “As publicações do Zé Beto refletem seu vasto interesse pela cultura. Característica decorrente de sua grande ilustração”, finalizou.

Como doar
As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas.

Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros didáticos, técnicos, religiosos, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.

Grandes doadores, interessados em doar acima de 1.000 volumes, precisarão se adequar a Edital de Chamamento Público lançado no dia 1º de abril de 2013, que está disponível no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar