28.05.2021 Jaime Lerner recebe homenagem da Camerata Antiqua de Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do notável político, arquiteto e urbanista Jaime Lerner e, em sua homenagem, a Camerata Antiqua de Curitiba, criada em sua gestão da prefeitura municipal em 1974, transmite um vídeo concerto com a obra Dixit Dominus de Handel. A transmissão acontece neste domingo (30/5), às 11h, pelas redes sociais da FCC.

Ilustram o vídeo imagens desses momentos de alegria e exaltação pelo seu legado, que se costura ao som da obra Dixit Dominus, de Georg Friedrich Händel (1685-1759), executada pela Camerata com a regência do maestro especialista em música barroca Luís Otávio Santos. A obra escolhida reflete o cuidado que o urbanista tinha com Curitiba. Composta a partir do tema do Salmo 110, a obra revela o poder que Deus confere ao rei de Israel para derrotar seus inimigos. Daí o tom guerreiro, belicoso da música.

“Jaime Lerner é merecedor de todas as nossas homenagens pelo tanto que criou e pelo tanto que fez, principalmente para Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca. “Que as belas peças executadas pela Camerata embalem nossas melhores memórias de um curitibano exemplar.”

Como prefeito de Curitiba e governador do Paraná, Lerner transformou a capital paranaense em referência em transporte urbano, meio ambiente e cultura. Foi em sua primeira gestão que Lerner criou a Fundação Cultural de Curitiba, em 1973, que por sua vez nasceu de outro símbolo da cidade, o Teatro do Paiol. Em 1971, o antigo paiol de pólvora foi transformado em teatro de arena. Foi uma grande inovação para a época, que mereceu uma inauguração à altura, com show de Vinícius de Moraes, Toquinho, Marília Medalha e Trio Mocotó.

Depois do Paiol se seguiram outros espaços culturais igualmente inovadores: a Casa da Memória, o Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, a Gibiteca de Curitiba, a Rua das Flores com atividades de pintura infantil aos sábados pela manhã, o Solar do Barão, a Ópera de Arame, entre tantos outros projetos que contribuíram para a projeção nacional e internacional de Curitiba como exemplo de valorização da cultura e de planejamento urbano.

Serviço:
Vídeo da Camerata Antiqua de Curitiba em homenagem a Jaime Lerner
Domingo, 30 de maio, às 11h
No Facebook da Fundação Cultural de Curitiba: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar